Produção realizada pela CCMQ é escolhida como Melhor Curta Gaúcho no Festival de Cinema de Gramado

O Prêmio Assembleia Legislativa de melhor filme na Mostra Gaúcha de Curtas do 50º Festival de Cinema de Gramado foi entregue na noite do domingo, 14 de agosto, aos jovens cineastas Fredericco Restori e Natália Pimentel. Com uma linguagem visual poética e experimental, o documentário “Sinal de Alerta – Lory F.” resgata a trajetória da baixista, cantora e compositora Lory Finocchiaro. A produção, com patrocínio do Banrisul, foi proposta e viabilizada pela Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac).

O filme surgiu de um projeto idealizado pela atriz, cantora, escritora e diretora Deborah Finocchiaro, irmã de Lory. Para direção do filme, a CCMQ apostou na estética dos trabalhos do jovem diretor Fredericco Restori, que trabalha com uma linguagem experimental, em consonância visual com o trabalho musical da cantora e compositora tema do documentário. Segundo ele, o filme viaja ao passado numa poesia beat visual, de forma lisérgica, ao rebobinar o tempo e as imagens de arquivo, como uma fita cassete ou VHS, retratando a rebeldia da artista na cena do rock numa época em que poucas mulheres conseguiam conquistar esse espaço.

Lançado em 24 de setembro do ano passado, dia do aniversário de nascimento de Lory F., a produção fez parte de uma série de iniciativas voltadas ao resgate e à valorização da obra da artista. As ações envolveram uma exposição de fotos e outros registros da carreira de Lory, lives pelo Instagram da instituição e um sarau artístico, que antecederam o show de inauguração do Palco Lory F., no 4º andar da Casa de Cultura.

O filme dirigido por Fredericco Restori concorreu entre 17 curtas, em sessões realizadas no sábado e no domingo no Palácio dos Festivais, em Gramado. “Sinal de Alerta Lory F.” recebeu do júri composto por Bhig Villas Boas, Léo Tabosa, Letícia Friedrich, Maria Caú e Thaís Vidal, além do prêmio de melhor filme, também o de melhor montagem. O filme terá sessão especial em breve na Cinemateca Paulo Amorim.

Frederico Restori recebe o prêmio de melhor filme com o curta-metragem gaúcho “Sinal de Alerta Lory F”. Entregue pela Chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, senhora Elusa Rafo.

Para a CCMQ, a premiação tem um significado todo especial, uma vez que a instituição vem apostando em novos talentos e investindo na produção audiovisual. Além de “Sinal de Alerta Lory F.”, outras realizações recentes da Casa de Cultura no campo do audiovisual celebram o patrono Mario Quintana e a cantora Elis Regina. No mês de novembro, a CCMQ realiza a terceira edição do Festival Cinema Negro em Ação e lança um novo filme, dessa vez em homenagem ao poeta Oliveira Silveira, idealizador do Dia Nacional da Consciência Negra.

Vencedores do Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas

  • Melhor Filme: “Sinal de Alerta Lory F”, de Fredericco Restori, da produtora Oito e Meio Filmes
  • Melhor Ator: Victor Di Marco em “Possa Poder”
  • Melhor Atriz:  Valéria Barcellos em “Possa Poder”
  • Melhor Direção: Jonatas Rubert, por “A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides” 
  • Melhor Roteiro: Jonatas Rubert, por “A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides” 
  • Melhor Fotografia: Flora Fecske, por “O Abraço”
  • Melhor Montagem: Fredericco Restori, por “Sinal de Alerta Lory F” 
  • Melhor Direção de Arte: Gabriela Burck, por “A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides”
  • Melhor Trilha Sonora:  Gutcha Ramil, Andressa Ferreira e Ian Gonçalves Kuaray, por “Mby´Á Nhendu – O Som do Espírito Guarani” 
  • Melhor Desenho de Som: Andrez Machado, por “Fagulha”
  • Melhor Produção Executiva: Henrique Lahude, por “Drapo A” 
  • Melhor Filme pelo Júri da Crítica: “Apenas para registro”, de Valentina Ritter Hickmann
  • Menção Honrosa: “Drapo A”, de Alix Goerges e Henrique Lahude

*Fotos: Edison Vara/Agência Pressphoto

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s