Feira Municipal de Iniciação Científica de Taquara ocorre nesta terça e quarta-feira na Sociedade de Maio

Mais de oitenta trabalhos científicos de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares estarão expostos e sendo apresentados durante a VI Feira Municipal de Iniciação Científica de Taquara (Femicta). O evento ocorre na terça (16) e quarta-feira (17), das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, na Sociedade 5 de Maio (Rua Guilherme Lahm, 1568 – Centro). As cerimônias de premiação dos melhores projetos ocorrem nos dois dias, às 18h30, sendo no dia 16, das categorias que envolvem as categorias da Educação Infantil e no dia 17, das categorias do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O evento é organizado pela Administração Municipal de Taquara, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte – Smece.

“Estamos muito felizes com as participações das escolas onde 32 se inscreveram no evento, sendo 29 municipais, duas privadas e uma estadual, que totalizam 84 projetos, 23 na categoria Educação Infantil, 57 na categoria Ensino Fundamental e quatro no Ensino Médio. Um agradecimento especial aos professores que instigam seus alunos a participarem de iniciativas como esta e aos estudantes que se dedicam, às vezes, em horários especiais para trabalharem a sua pesquisa”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.   

Avaliação e Premiação

No total 85 avaliadores participam da VI Femicta representando entidades, organizações e instituições de ensino, como as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), a Faculdade Censupeg, as secretarias municipais de Educação e escolas de municípios vizinhos, o Sicoob, a Prefeitura de Taquara, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), o Espaço Socioambiental Nara Mattos, o Conselho Municipal de Educação, entre outros.

Cada projeto será avaliado por, no mínimo, dois avaliadores que analisarão o uso adequado de metodologia científica; os documentos sobre resumo, o relatório de pesquisa, o caderno de campo; a apresentação visual do estande; a apresentação oral do projeto em relação ao desempenho dos alunos e a relevância científica e social do projeto.

Todos os projetos recebem certificado de participação e os professores-orientadores e coorientadores recebem certificado de 20 horas. Os dois projetos com maior avaliação das categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ano ao 3º ano, 4º ano ao 6º ano e 7º ano ao 9º ano) e Ensino Médio receberão troféu e credenciais para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) que ocorre  de 24 a 28 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s