Olá, minha gente! Tudo bem com vocês?
Tô meio sumida com textos de atores e atrizes, mas hoje vim falar de uma pessoa super querida e talentosa: Catherine Elise Blanchett – que está fazendo 52 aninhos de puro talento hoje! Ela é reconhecida por fazer excelentes filmes e já conquistou dois Oscars, três Globos de Ouro, três SAG Awards e três BAFTA. Uau! Não bastasse tudo isso, eu ainda acho que ela é lindona, sensacional, premiadona, senhora dos Elfos e poderosona!
Cate Blanchett, como é mundialmente conhecida, nasceu dia 14 de maio de 1969 em Melbourne, na Austrália. Ela chamou a atenção do cinema mundial em 1998, vivendo a Rainha Elisabeth I da Inglaterra, no filme Elisabeth. Outros papeis de destaque foram em filmes como a trilogia Senhor dos Anéis, onde ela deu vida à senhora dos elfos de Lothlórien, Galadriel; O Curioso Caso de Benjamin Button, como Daisy; e Indiana Jones e o Reino da Caverna de Cristal, como Irina Spalko.
A estatueta mais desejada do cinema foram conquistadas nos filmes O Aviador, que lhe deu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em 2005, e Blue Jasmine, quando conquistou o Oscar de Melhor Atriz, em 2014.
Família e carreira
Cate é filha de uma professora e um oficial da marinha americana, que mais tarde trabalhou como executivo de publicidade – ele morreu quando ela tinha apenas 10 anos devido a um ataque cardíaco. Ela também tem dois irmãos, o mais velho é engenheiro de sistemas informáticos e a caçula trabalha com arquitetura.
A atriz frequentou uma escola metodista feminina, que foi onde começou a se apaixonar pela atuação. Ela estudou Economia e Belas Artes antes de sair da Austrália.
Foi em uma viagem de férias ao Egito que sua primeira participação em um filme aconteceu. Um hóspede do hotel onde ela estava a convidou para ser figurante em um filme e no dia seguinte ela estava participando de Kaboria, um filme estrelado pelo falecido ator egípcio, Ahmad Zaki.
Mais tarde ela retornou para a Austrália para estudar no Instituto Nacional de Arte Dramática, onde se formou em 1992 e começou a carreira nos palcos.
Cate é casada com o roteirista e dramaturgo Andrew Upton. Eles se conheceram em 1996, quando ela atuava em uma peça dele, mas não foi amor à primeira vista. Eles nem se gostaram de início, pois ele a achou boba e ela o achou arrogante. Em dezembro de 1997 eles se casaram e estão juntos até hoje! Eles tem quatro filhos, Dashiell, Roman, Ignatius e a pequena Edith que eles adotaram em 2015.
Cate é uma atriz extremamente versátil, que transitou de filmes extremamente populares para produções independentes por toda a sua carreira. Ela participa de filmes de diversos gêneros e não se importa de ter que mudar drasticamente o seu visual para viver seus personagens. Por isso, vou citar aqui algumas produções que ela fez parte e que vale muito a pena ver.
- Senhor dos Anéis e O Hobbit
Blanchett deu vida à Galadriel, senhora dos elfos de Lothlórien. Ela é muito poderosa nos filmes e mesmo que ela não seja considerada do elenco principal, ela é muito amada pelo público dos filmes.
O Hobbit conta a história de Bilbo, que um dia sai em uma aventura com anões e Gandalf. No meio dessa aventura ele encontra um misterioso anel, objeto que trará todo o enredo e sentido para o Senhor dos Anéis.

- Thor: Ragnarok
Neste filme a atriz viveu Hela, inimiga de Thor. Após anos afastado, Thor retorna para Asgard e descobre que seu pai, Odin, está desaparecido. Após encontra-lo ele fica sabendo sobre sua irmã mais velha, Hela, a poderosa deusa da morte.

- O Curioso Caso de Benjamin Button
Cate vive a dançarina Daisy, a pessoa por quem Benjamin se apaixona. O filme conta a história de um homem que nasce idoso e vai rejuvenescendo conforme o tempo passa. Aos 12 anos ele conhece Daisy, uma criança que entra e sai de sua vida. Para Benjamin, um dia ele e Daisy se encontrarão no momento certo da vida de ambos.

- Manifesto
Nesse filme Cate Blanchett vive 13 personagens diferentes e tenta responder se os manifestos históricos de arte podem ser aplicados à sociedade contemporânea. Ela explora os componentes performáticos e o significado político de declarações artísticas e inovadoras do século XX.

E aí, tu gosta da Cate? Eu acho ela sensacional e desejo um super feliz aniversário!