Escritora rolantense Adrianne Rocha lança livro de poesias em Sarau no próximo sábado

Entrelinhas: Poesia Reunida de Adrianne Rocha” é uma coleção poética que abrange duas décadas de inspiração e introspecção da autora. Os poemas exploram a rica diversidade da experiência humana, mergulhando nas profundezas emocionais e nos pensamentos íntimos.

20 anos depois de lançar o seu primeiro livro, “Pátria Sem-Terra”, Adrianne apresenta agora a nova obra e considera que o seu processo de escrita foge dos padrões geralmente usados por escritores e escritoras. “Não sou uma escritora disciplinada que escreve todos os dias, sempre no mesmo horário ocupando religiosamente o mesmo tempo. Escrevo quando sinto a palavra me espetando por dentro, quando uma história me inquieta. Largo o que estou fazendo e escrevo, entro em um hiper foco, quando desperto o texto está ali na minha frente. Neste momento, não o leio, guardo por uns dias, meses ou até anos. Depois retomo, troco algumas palavras, dou uma ajeitada aqui ou ali. E para mim, está pronto. Sem muita ciência”, conta.

 “‘Entrelinhas’ é uma jornada profunda de transformação e autoconhecimento, apresentando ‘as dores e delicias’ (como diria Caetano) ao longo do tempo. Este projeto vai além das minhas experiências pessoais, conta também com histórias compartilhadas por pessoas que tive algum tipo de relacionamento profissional, artístico ou terapêutico, bem como, elementos fictícios que me permitiram explorar conceitos mais abstratos. Acredito que essa “construção coletiva” confere uma autenticidade especial ao conteúdo”, explica.

A obra apresenta um eu lírico em constante transformação, refletindo sobre a vida através das sensações corpóreas e das mudanças vivenciadas ao longo do tempo. Os poemas revelam processos de autoconhecimento, nem sempre suaves, mas que demonstram a mutabilidade e renovação do ser, assim como os processos naturais da vida. “Entrelinhas” convida o leitor a mergulhar nas emoções contidas em cada verso, celebrando a beleza encontrada nos espaços não ditos e nas entrelinhas da existência. É uma jornada poética que convida a perder-se e encontrar-se nas palavras da poetisa.

Por muitos anos, Adrianne deixou seus textos guardados e dizia para si mesma que não sabia escrever, no sentido dos conceitos da língua formal. Até que leu uma frase atribuída a Pablo Neruda que diz: “Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias.” E aí tudo mudou. “Seguindo o conceito posto, escrevi todos os poemas nesta configuração. Comecei com uma letra maiúscula, terminei com um ponto final e no meio coloquei poesia das histórias que vivi, que ouvi, que vi e as que inventei quando a palavra doía dentro de mim”, reflete.

A obra será lançada em formato de Sarau no Chalé da Borges no próximo sábado (20), com inicio pontualmente às 19h, em evento aberto ao público. A obra poderá ser adquirida no valor de R$ 40,00 no Sarau, garantindo ainda o autógrafo da escritora. Após o evento será por meio do @adrianne.rocha.92 ou pelo WhatsApp (51) 9 9518-4383.

Sobre a autora

Adrianne Rocha é uma profissional apaixonada pela educação e pela arte. Técnica em jogos teatrais, iniciou sua jornada artística antes mesmo de ingressar na vida acadêmica em 2010, quando se formou em Pedagogia pela UNOPAR. Sua busca por conhecimento a levou a obter uma pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional em 2014, seguida por outra em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa em 2016. Em 2019, conquistou o título de Licenciada em Artes Visuais, demonstrando sua versatilidade e amor pela expressão artística. Sua última formação foi em Arteterapia.

Ao longo de sua carreira, Adrianne atuou como instrutora de teatro em diversas instituições, proporcionando experiências enriquecedoras para alunos de diferentes idades. Criadora do projeto “Evolua: A Teatralidade para o Desenvolvimento Humano” e do método:“Corpo Vivo: Expressão E Movimento”, trabalhando com crianças, jovens e idosos em parceria com o CRAS e CREAS. Sua expertise vai além do ensino teatral, sendo uma contadora de histórias com mais de 22 anos de experiência e transmitindo conhecimentos por meio de cursos, oficinas e palestras em áreas como formação de professores, jogos teatrais, dança e motivação.

Adrianne também é autora de obras literárias, como “Pátria Sem-Terra” (2004) e “Entrelinhas: Poesia reunida de Adrianne Rocha” (2024), além de coautora em 27 antologias e coletâneas. Como arte-educadora, palestrante, preparadora de elenco e artista comprometida, ela busca impactar positivamente a vida das pessoas, promovendo aprendizado, autoconhecimento e expressão por meio da arte e da educação.

Deixe um comentário