CCMQ promove sessão comentada de “Sinal de alerta – Lory F.”, eleito Melhor Curta do Festival de Gramado

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e a Cinemateca Paulo Amorim, instituições da Secretaria da Cultura (Sedac), promovem uma sessão especial comentada do documentário “Sinal de Alerta – Lory F.”. A produção de Fredericco Restori e Natália Pimentel, realizada pela CCMQ, foi consagrada com os prêmios de melhor filme e melhor montagem na Mostra Gaúcha de Curtas do Festival de Cinema de Gramado. A sessão comentada “Mulher F.” acontece na terça-feira, 30 de agosto, às 19h, com entrada franca, na Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim, no térreo da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico).

A programação denominada “Mulher F.” sublinha o protagonismo feminino da baixista, cantora e compositora Lorice Finocchiaro (Lory F. – 1958-1993). O bate-papo reúne a produtora e montadora do filme, Natália Pimentel; a atriz, escritora, produtora e musicista Deborah Finocchiaro, irmã de Lory e idealizadora do documentário; e a fotógrafa e artista visual Fernanda Chemale, responsável por muitos dos registros da trajetória da artista. A mediação fica por conta da jornalista Mônica Kanitz, diretora de programação da Cinemateca Paulo Amorim e membro do júri de longas do Festival de Gramado.

“Sinal de Alerta – Lory F.” resgata a trajetória de Lory Finocchiaro em uma linguagem visual poética e experimental. A produção, com patrocínio do Banrisul, foi proposta e viabilizada pela CCMQ, a partir do projeto idealizado por Deborah Finocchiaro. Para direção do filme, a Casa de Cultura apostou no jovem diretor Fredericco Restori, cuja estética dos trabalhos dialoga com o legado musical da artista tema do documentário.

Lançado em 24 de setembro do ano passado, dia do aniversário de nascimento de Lory F., a produção fez parte de uma série de iniciativas da CCMQ voltadas ao resgate e à valorização da obra da artista. As ações envolveram uma exposição de fotos e outros registros da carreira de Lory, lives pelo Instagram da instituição e um sarau artístico, que antecederam o show de inauguração do Palco Lory F., no 4º andar da Casa de Cultura.

SERVIÇO:

  • O que: “Mulher F.” – Sessão comentada do filme “Sinal de alerta – Lory F.”
  • Quando: 30 de agosto (terça-feira), às 19h
  • Onde: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim (Andradas, 736 – Centro Histórico)
  • Entrada franca
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s