“Uga: antes, durante, ainda”, novo livro da jornalista Roseli Santos será lançado no dia 5 de agosto

A pandemia, o dia a dia, a política e os mais diversos acontecimentos inspiram e são tema das crônicas da jornalista e escritora Roseli Santos. Colunista do Drops do Cotidiano desde 2019, ela apresenta crônicas que propõe questionamentos e reflexões, ora bem-humoradas, ora apimentadas. Uma coletânea de textos publicados no site dá origem a obra “Uga: antes, durante, ainda”, terá lançamento na sexta-feira, 5 de agosto, a partir das 19 horas, no Pub Garagem 23 (Av. Presidente Lucena, 3510), em Ivoti. O nome e o momento atual trazem a provocação: pandemia já está no passado e nossas rotinas estão completamente retomadas? “Chego a 2022 com a sensação de que precisava escrever, protestar, comemorar, aquietar, criticar, contemplar, entender e agradecer ainda mais”, diz Rose.

O isolamento recomendado por conta da Covid-19 inspirou parte dos 34 textos publicados nesta obra de 116 páginas. A autora do livro “A caixa das palavras”, lançado em 2019, e organizadora de saraus conta com um time de boas referências, a começar pelo prefaciador Pedro Gonzaga. Ele descreve as crônicas de Rose como um resgate de memórias além de uma conversa em que o leitor fica atento do início ao fim do texto.

Comentam a obra Lidiani Lehnen, idealizadora e editora do Portal Drops do Cotidiano,, além da professora Anna Carolina Heck e da escritora Patrícia Chirico. A escritora e designer Dayane Neves também referencia a obra, comparando as crônicas de Rose como um “bordado renascença, onde anos depois passamos o olhar admirado por cada ponto da bordadeira”.

A obra pode ser adquirida a R$ 30,00 com a autora ou com a editora no site zmultieditora.com.br. O livro conta com apoio da Lei Municipal Maurício Weber, de Ivoti. Mais informações pelo fone/whats 51-99503-1600. Além do evento de lançamento, Rose estará ministrando oficina para os estudantes da rede municipal de ensino de Ivoti no dia 24 de agosto. Além disso, no dia 25, dará autógrafos na Feira do Livro de Ivoti, à noite, junto à Praça Neldo Holler. Em outubro, a autora estará em Parobé, conversando com os alunos da EMEF Leopoldo F. Willers. Um lançamento no Vale do Paranhana também está previsto para acontecer ainda no segundo semestre de 2022.

Confira entrevista com a escritora:

Drops do Cotidiano: Quem é a Roseli Santos? Conta um pouco sobre tua personalidade, teus hobbies, teu dia a dia.
Roseli Santos: Sou uma pessoa muito disciplinada e fiel aos meus projetos pessoais e profissionais. Transito entre várias “tribos” de todas as idades e faço amigos com muita facilidade. Sou agregadora, pró-ativa e cheia de energia. Por isso, além da arte, da música e da literatura, eu sou corredora de rua e frequento academia quase todos os dias, além de gostar de viajar (o que ficou um pouco prejudicado com a pandemia). É o que me mantém em constante atividade. Mesmo depois de aposentada, e por causa disso, talvez, meu tempo tem sido preenchido de forma mais prazerosa com todas essas coisas, sempre preservando a minha intimidade e a das pessoas que eu amo. Não abro mão do contato com a natureza e do amor incondicional que tenho pelos animais, que também são também minha prioridade de vida, até morrer!!

Drops: Tuas crônicas falam sobre o cotidiano, mesclando assuntos e vivências pessoais, regionais e nacionais. O que o leitor vai encontrar nesta obra?
Roseli: Como jornalista, sempre me identifiquei com os fatos do cotidiano, sejam eles quais forem. Desde uma tragédia até um corriqueiro acontecimento do cotidiano, em qualquer lugar, abastecem a minha curiosidade e o meu olhar sobre o mundo.

Drops: Em que se diferencia e em que se aproxima essa obra do teu primeiro livro? 
Roseli: O primeiro livro também foi uma coletânea de crônicas publicadas em sites e jornais da região, principalmente no Jornal Panorama, que existia na época. A diferença deste novo livro é que tivemos uma pandemia que mudou tudo. Isso afetou a minha maneira de ver e analisar as coisas e, consequentemente, os meus textos. Neste caso, todos foram publicados originalmente no site Drops do Cotidiano que foi, e ainda é, um canal importantíssimo de divulgação do meu trabalho e a minha voz antes e durante a pandemia, e ainda nos dias atuais.

Drops: Qual a importância do espaço no Drops do Cotidiano para a tua produção literária?
Roseli: O Drops do Cotidiano, criado pela jornalista Lidiani Lehnen, é um espaço fundamental para os escritores e produtores culturais da região. No meu caso, foi o que me motivou a continuar escrevendo durante a pandemia, no período mais crítico vivenciado por todos nós, ao longo de 2020 e 2021. Antes e depois disso, sigo escrevendo e acompanhando as notícias divulgadas neste canal que tem se revelado de extrema importância para o jornalismo, resistindo como exemplo a ser seguido em tempos tão obscuros, mas ao mesmo tempo tão desafiadores para o nosso crescimento pessoal.

Drops: Qual a tua expectativa para o lançamento desse novo livro? Já tens alguns feedbacks, como estão?
Roseli: Depois que eu publico meus textos, deixo fluir. O primeiro, “A Caixa das Palavras”, editado pela Invento Casa Criativa, me surpreendeu como ferramenta que despertou o interesse principalmente de adolescentes para a leitura. Acho que o “Uga: antes, durante, ainda” vai seguir o mesmo caminho, pela linguagem que uso e pelos elementos gráficos utilizados pela Z Multi Editora, responsável pela publicação desta obra. Já tenho várias atividades previstas, desde o lançamento, dia 5 de agosto, e depois oficinas literárias que acontecerão em escolas e feiras do livro pela região. Também sigo com o Sarau com Café, evento idealizado por mim há 19 anos, e que volta a ocorrer a qualquer momento. É só chamar!

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s