Agenda de atrações da Casa de Cultura celebra os 116 anos do nascimento de Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana, a Cinemateca Paulo Amorim e a Biblioteca Infantil Lucília Minssen, instituições da Secretaria da Cultura (Sedac), têm programação toda especial para comemorar os 116 anos de nascimento de Mario Quintana (nascido no Alegrete em 30 de julho de 1906). Entre as atrações, um sarau poético marca a inauguração oficial da revitalização do Quintana’s Bar. Um ciclo de cinema apresenta alguns dos filmes preferidos do poeta, e o público infantil também tem atividades relacionadas ao universo de Quintana. A agenda se desenvolve de 28 de julho a 3 de agosto em diversos espaços da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico).

Quintana, imagem em movimento

A Cinemateca Paulo Amorim apresenta o ciclo “Quintana, Imagem em Movimento”, com alguns dos filmes preferidos do cinéfilo Mario Quintana. O ciclo tem sessões de 28 de julho a 3 de agosto,  às 18h30, na Sala Paulo Amorim.

  • 28/07 – quinta-feira – “O Garoto”, de Charles Chaplin (1921)
  • 29/07 – sexta-feira – “A Dama das Camélias”, de George Cukor (1936)
  • 31/07 – domingo – “Janela Indiscreta”, de Alfred Hitchcock (1954)
  • 02/08 – terça-feira – “O Fantasma da Ópera”, de Terence Fischer (1962)
  • 03/08 – quarta- “Nosferatu – O Vampiro da Noite”, de Werner Herzog (1979)

No sábado, 30 de julho, também às 18h30, a Cinemateca promove uma conversa com Liane Neves, fotógrafa que conviveu com Quintana e fez diversos registros dos últimos anos de vida do poeta. A sessão também conta ainda com a apresentação de um audiovisual produzido especialmente para marcar a data.

Quintana para a criançada

O público infantil é convidado especialíssimo nos festejos do aniversário de nascimento do poeta. A programação do sábado, 30 de julho, conta com uma sessão de leituras da obra infantil de Quintana. A partir das 14h, os atores Carmen Henke e Wiliam Fraga percorrem diversos ambientes da CCMQ com as crianças. A ação programada pela Biblioteca Infantil Lucília Minssen é gratuita e começa no quinto andar da instituição. As atividades se desenvolvem até as 18h.

Sarau poético

Também no sábado, 30 de julho, às 19h, acontece o sarau poético que marca a revitalização do Quintana’s Bar, no mezanino da CCMQ. O doutor em Literatura, Altair Martins, conduz a programação com comentários sobre a obra e leituras dramáticas de poemas de Quintana. A CCMQ vai receber o público com quindins, um dos doces preferidos do patrono da instituição. 

A revitalização do Quintana’s Bar envolveu diversas melhorias, como restauro do mobiliário, pintura e revestimento acústico do palco. O espaço de convivência mantém uma exposição permanente de caricaturas do poeta, assinadas por vários cartunistas brasileiros, e ganhou um novo projeto de iluminação e uma intervenção paisagística, que trouxe mais vida com a inserção de plantas.

O Quintana’s Bar, agora revitalizado, é mais um espaço nobre para receber manifestações artísticas na CCMQ, especialmente aquelas ligadas à literatura, como saraus poéticos e lançamentos de livros. Como escreveu Carlos Drummond de Andrade, “No Quintana’s Bar, sou assíduo cliente. É um bar que não é bar, é um bar diferente”.

*Foto: Liane Alves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s