Seis artistas do RS que vale a pena conhecer (tem alguns aqui de pertinho)

Tem muita coisa boa na música sendo produzida aqui e acolá. Artistas aproveitaram o período de reclusão por causa da pandemia para compor, produzir e jogar para o mundo poemas, canções e mensagens para comprovar que a música está mais do que viva! Separei algumas novidades recentes que vale a pena conhecer!

Júnior Giehl

Com seu primeiro álbum autoral recém-lançado “Colorindo Dias Cinzas” – o EP deste cara está lindo! Conhecido na pela noite da região nos bares e pub’s com apresentações recheadas de releituras da música, Júnior procura passar todo o seu sentimento através de mensagens de autoconhecimento e amor. Suas referências vitais são Bob Dylan, Queen e Beatles.

Atualmente vem consumindo trabalhos da Vanguart, Lucas Silveira e  Los Hermanos, além de Coldplay. Aberto a todos os estilos e gêneros, o músico expõe algo contemporâneo em seu primeiro trabalho solo. “Ponto e Vírgula” retrata essa fase desse cara criado em Taquara que transmite a positividade em meio ao caos.

Foto: Divulgação

TH

Mestre nas produções e gravações, Thiago Heinrich é multi-instrumentista e acumula projetos com Tequila Baby, Darma Lóvers e a querida Plano Z. Com o período pandêmico iniciou um novo ciclo na carreira com o EP “Recomeçar” desapegando de rótulos e indo a fundo nos sentimentos e na forma prima de ver o mundo. Com toda a experiência musical desde 1995 e trabalhando com artistas incríveis como Jéf e Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), TH pontua em “Tem Dias” essa nova fase. 

Thiago, além de trabalhar seu EP, segue firme com as produções no TH Audioworks de diversos artistas nacionais incluindo seu olhar crítico e contemporâneo em cada projeto.

Foto: Natanael Engel

Naye

De Três Coroas para o mundo vem essa banda que tem muito o que mostrar! Com influências como MPB, indie e samba, a Naye está em produção de seu novo trabalho “Ela é Festa”.  A banda, liderada por Gabi Vettorazzi, compositor e musicista, vem dando continuidade ao seu trabalho após “Acelerou”, single que tem clipe disponível no Youtube.

Seus shows pelo estado são de muita energia e contagiam o público por onde passam. Gabi compõe quase que todas as canções da banda e as referências de Lagum e Tom Jobin são evidentes nessa canção inédita que está prestes a ser lançada. Tive o privilégio de ouvir em primeira mão e digo que tá do caralho!

Foto: Reprodução Instagram @bandanaye – por @naiara.mucke

Miguel Ev

Expoente no Rio Grande do Sul, esse jovem vem produzindo sons como “Não voltar” (com clipe disponível em seu canal no YouTube) de uma forma ímpar dentro do pop. Com pura entrega e carisma, ele foi um dos grandes nomes do “X Factor Brasil” levando seu talento ao Brasil todo! 

Miguel mostra suas composições sempre com influências atuais, com voz marcante e vigor. Nas suas redes sociais podemos ver seu puro talento e sempre com a premissa de que tem MUITA coisa boa para a gente conhecer e ouvir no repeat.

Foto: Jéferson Graça

Lara Rossato 

Deusa, inspiradora! Da fronteira com o Uruguai, criada no campo, essa mulher apaixonada pela música traz as milongas numa profundidade envolvente recheada de poesia. Suas composições misturam amor, coragem e sua vivência. Sua bagagem é carregada de festivais, apresentações e energia!

Chove no Deserto do meu Peito” é o trabalho que vai levar essa “guria” ao além. Tive o prazer de ouvir em primeira mão e confesso que fiquei perplexo de tamanha qualidade, potência de voz e algo que não te deixa longe das raízes do nosso RS. Lara Rossato é o nome que devemos guardar pois será, com certeza, um dos grandes nomes da nossa música com um “talento” fora do comum que deverá ganhar mais corações pelo mundo a fora.

Foto: Reprodução Instagram @lararossato

Chico Paz

Ahhh! Chico… Esse foi o primeiro cara que vi e me fez despertar o desejo de estar no palco. Chico Paz é musicista, compositor, professor e um grande amigo desde o início dos anos 2000. Vem sempre mostrando trabalhos sólidos e de muita “indignação”. Com vários discos independentes no mercado, Chico acaba de lançar “Lute!”, uma reposta aos dias de hoje.  As gravações são constantes e o olhar atento as questões sociais fazem com que o artista emita seu “grito de guerra justo”, levando sua arte e seu domínio na interpretação de cada composição para as pessoas que estão sedentas por quem represente-as. 

Chico Paz é um artista que está sempre fazendo frente, buscando colocar a arte e a música no seu devido lugar dentro da cultura e ao alcance das pessoas. 

Foto: Diego Scheid

Estas foram novidades que quero compartilhar com você! E olha que temos muito mais por vir, como Letícia Roennau, Francy Bandeira, Mogge, entre outros! Quem sabe por aqui ainda mais uma coluna com talentos regionais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s