Abertas inscrições para o 9º Concurso Fotográfico Um Olhar Sobre Rolante

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Concurso FotográficoUm Olhar Sobre Rolante”.  Com o tema “Nosso Patrimônio em evidência”, esta edição tem como objetivo destacar o patrimônio do município através das fotografias que devem evidenciar, valorizar e reconhecer o patrimônio natural e cultural de Rolante. 

As inscrições vão até o dia 08 de novembro e serão realizadas única e exclusivamente de forma virtual através do link de inscrição do concurso disponível no site cultura.rolante.rs.gov.br. Cada participante poderá participar com até 3 (três) fotografias na sua categoria. Os premiados receberão troféus e premiação em dinheiro para o 1º e 2º colocado de cada categoria, totalizando R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) em prêmios.

Entre todas as fotografias inscritas, a Comissão Julgadora, composta por técnicos nomeados pelo Departamento Municipal de Cultura, selecionará até cem (100) fotografias que serão impressas para realização da Exposição Fotográfica Um Olhar sobre Rolante – Etapa Final do Concurso, que ocorrerá no dia 27 de novembro. Além disso, as dez (10) fotografias mais curtidas na página do Facebook Um Olhar sobre Rolante, estarão automaticamente selecionadas para comporem a Etapa Final do Concurso.

Podem ser registrados nas fotos:

  • Patrimônio cultural imaterial: está relacionado aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser, fazer e viver das pessoas. Desta forma podem ser considerados os conhecimentos enraizados no cotidiano da comunidade: musicais, artes plásticas, cênicas e lúdicas; festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais. Exemplo: Jogos culturais, terno de reis, terno de riúna (atiradores), festas, tradições religiosas e culturais, etc… 
  • Patrimônio cultural material: formado por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza: arqueológico, paisagístico e etnográfico, histórico, belas artes e das artes aplicadas. Exemplo: Residências antigas, igrejas, arte cemiterial, edificações históricas, monumentos, conjuntos arquitetônicos, etc. 
  • Patrimônio natural: aquele que não recebeu a interferência humana, constituindo-se em paisagens da natureza como: cascatas, montanhas, vales, rios, etc.

O concurso contempla as categorias:

  • Profissional: categoria aberta aos fotógrafos profissionais.
  • Amador: categoria aberta ao público geral, fotógrafos amadores.
  • Ciclofotografia: categoria aberta para fotógrafos profissionais ou amadores envolvendo fotografia que represente a experiência do cicloturismo realizada no município de Rolante.
  • Infanto-juvenil: categoria aberta para a participação de fotografias produzidas por crianças e adolescentes.

*Foto de capa: Andréia Melo, 1º Lugar na Categoria Ciclofotografia no Concurso em 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s