68ª Feira do Livro de Porto Alegre acontece de 28 de outubro a 15 de novembro

A Feira do Livro de Porto Alegre está de volta em seu formato presencial para movimentar a cena literária e cultural na Praça da Alfândega, na capital do Rio Grande do Sul. Em 2022 ela volta a ser realizada de forma totalmente presencial depois de dois anos com alterações em seu formato em função da pandemia de Covid-19. Com o tema “Uma boa festa tem história”, a edição celebra os 250 anos da capital dos gaúchos. Sua programação inicia no dia 28 de outubro e segue até 15 de novembro. A área geral funciona das 12h30min às 20h e a área Infantil e Juvenil das 10h às 20h.

A Praça da Alfândega, que abriga essa que é uma das principais feitas a céu aberto da América Latina desde 1955, receberá 71 expositores, mais de 150 autores e uma grande programação que inclui diversas atrações culturais, como saraus e apresentações musicais.

Os principais temas discutidos pela sociedade e os grandes lançamentos da literatura compõem uma ampla programação. Um dos pontos centrais dessa edição são as comemorações pelo aniversário de Porto Alegre. Na área infantil e juvenil o foco é na a formação de leitores literários e de mediadores de leitura.

Mais de 500 sessões de autógrafos

Ao longo de quase 20 dias de feira serão realizadas 552 sessões de autógrafos, sendo 497 individuais ou com até quatro escritores. Além disso, estão previstas 55 sessões coletivas – com mais de cinco autores por livro, além dos autógrafos de escolas, que contabilizam 24 sessões. Os números superam e muito os registrados na edição de 2021, que chegou a 320 sessões, sendo 296 individuais e 24 coletivas.

Nas sessões, será possível encontrar os mais diferentes gêneros literários, passando por uma biografia de alguém que resolveu documentar a sua vida ou até mesmo de uma celebridade, grandes nomes da literatura, escritores mirins, autores estreantes, até lançamentos de livros teóricos. “A Feira do Livro é democrática, trazendo os mais diversos escritores, dos estreantes aos já consagrados. Temos desde um importante nome da nossa literatura, passando por um famoso ator, um escritor iniciante, até obras idealizadas por estudantes”, esclarece o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur.

A programação tem confirmados nomes como o ator e escritor Lázaro Ramos; a zen budista monja Coen; Letícia Wierzchowski, que ficou conhecida pela obra “A Casa das Sete Mulheres”, que deu origem à série homônima;  a dama da literatura Noemi Jaffe, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura; e o rapper MV Bill. Destaque também para Cida Bento, Eduardo Spohr, Eduardo Bueno (Peninha), Luiz Augusto Fischer, Renato Noguera e Patrícia Portela

O patrono da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre

A feira tem como patrono o escritor porto-alegrense Carlos Nejar. Ele é autor de quase uma centena de obras, produzidas em mais de seis décadas dedicadas à literatura. Ocupante da cadeira número quatro da Academia Brasileira de Letras, é reconhecido pela riqueza de seus textos, entre poesias, ensaios, contos, críticas literárias e literatura infantojuvenil. Aos 83 anos, Carlos Nejar sucede o filho Fabrício Carpinejar na posição de patrono do evento literário.

A programação completa pode ser conferida no site feiradolivro-poa.com.br e os destaques também estão nas redes sociais do evento no Instagram e Facebook.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s