Lázaro Ramos será atração da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre

Já reconhecido como ator e indicado ao Emmy em 2007, Lázaro Ramos, agora, também é diretor de cinema. Ele decidiu trazer às páginas do livro Medida Provisória: Diário do Diretor (Editora Cobogó) os bastidores, narrados em primeira pessoa, sobre seu primeiro trabalho atrás das câmeras. Na obra, compartilha com leitores os desafios e as escolhas criativas no processo de desenvolvimento do projeto, desde que conheceu a peça Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação, e decidiu adaptá-la para o cinema.

O baiano, que terá sessão de autógrafos da obra na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 6 de novembro (domingo), também participará de um painel mediado pelo autor Alê Garcia, que figura na lista da Forbes como um dos 20 creators negros mais inovadores do País. No bate-papo, marcado para às 16h do mesmo dia, o ator trará bastidores do desafio de dirigir um longa e sobre o propósito social e cultural que o filme carrega. 

O filme Medida Provisória estreou em abril nos cinemas brasileiros e foi aclamado em festivais nacionais e internacionais. A obra, que atualmente está disponível apenas em streaming, trata de um futuro distópico em que o governo brasileiro decretou uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O parlamento, então, aprovara uma medida que obrigaria os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar às suas origens. 

Nas páginas do livro, há o relato contundente de Lázaro sobre o contexto em que se lançou o longa: “[…] debates importantes, principalmente no momento histórico que estávamos vivendo, momento em que a população negra no Brasil estava discutindo intensamente o seu espaço de formação de identidade, direitos e deveres”, escreveu o diretor.  No site da Feira do Livro de Porto Alegre, é possível acompanhar os detalhes da programação.

A 68ª Feira do Livro de Porto Alegre é realizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro e conta, atualmente, com o Patrocínio Master de Gerdau, Zaffari, CEEE Grupo Equatorial, Sulgás, Vero, a maquininha que resolve de verdade, Petrobras — patrocinadora do Espaço Jovem Petrobras, Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre e Sebrae. Apoio Cultural da Kodex, Voco, SZ Working, Tramontina, Assembléia Legislativa do RS, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Aços Favorit e Senado Federal. Espaço cedido: Espaço Cultural Correios e Memorial do RS. Aprogramação completa pode ser conferida no site feiradolivro-poa.com.br e os destaques nas redes sociais do evento no Instagram e Facebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s