Tradicionalistas do Vale do Paranhana participarão da final do Enart em novembro

Diversos artistas e CTGs da 22ª Região Tradicionalista conquistaram vaga para participar do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A 3ª etapa do inter-regional foi realizada em Camaquã, em outubro, e evidenciou o talento individual e em grupos dos tradicionalistas do Vale do Paranhana. Participaram da etapa competidores de 10 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul que disputaram vaga para a grande final que será realizada de 18 a 22 de novembro, em Santa Cruz do Sul.

O diretor artístico da 22ª RT, José Luiz Feltes, registra a importância da retomada dos eventos e rodeios artísticos e campeiros após uma pandemia onde os grupos ficaram reclusos sem a possibilidade de participar e difundir a cultura gaúcha. “Foi muito importante a participação de todos nessa etapa classificatória, pois mostra como nossa região está organizada e crescendo em todas as modalidades. As vagas conquistadas são o sucesso de um longo trabalho que é conquistado com muito esforço e dedicação. Nossa região com seus representantes já vem há mais de 5 anos conquistando e sendo reconhecida nos diversos eventos estaduais”, comemora.

Ele destaca que nas modalidades danças tradicionais houve a participação de 3 CTGs da região e as modalidades individuais foram 5 CTGs participantes. Ao todo, nas modalidades individuais foram cerca de 260 pessoas de 58 CTGs e nas danças tradicionais força A e B participaram 36 CTGs com mais de 1.000 pessoas contando dançarinos, patronagem e responsáveis de grupos.

Desde a classificação, os representantes intensificaram os ensaios para tentar trazer para a região os troféus estaduais. “Temos um pouco mais de um mês para todos os classificados se preparem para o Enart, onde a competição eleva seu grau. Com isso muito trabalho, suor e dedicação que já se iniciaram logo após os resultados, além de gastos financeiros e tudo que gira em torno desse momento. Tudo isso é superado pelo amor à tradição e principalmente às danças que brilham aos nossos olhos”, registra o diretor.

Lista de classificados para a grande final:

Declamação Feminina: Clara Lisiane Faccio – CTG Passo dos Tropeiros

Declamação Masculina: Vitor Hugo Kollet – CTG Sangue Nativo

Intérprete Vocal Feminina: Luiza Tormes – CTG Sangue Nativo

Chula: Arthur Port Sander – CTG O Fogão Gaúcho

Gaita de Boca: Mario Marques – CTG O Fogão Gaúcho

Danças Tradicionais Força B: CTG O Fogão Gaúcho – Taquara

Danças Tradicionais Força B: CTG Querência Azaleia – Parobé

Danças Tradicionais Força A: CTG Sangue Nativo – Parobé

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s