Igrejinha Mix: confira a programação completa da multifeira em comemoração aos 58 anos de Igrejinha

Igrejinha se prepara para comemorar o seu aniversário de 58 anos em grande estilo e, mais do que isso, valorizando e potencializando sua diversidade econômica e cultural. Nos dias 10, 11 e 12 de junho, o 6º Igrejinha Mix promete movimentar o Parque de Eventos Almiro Grings com ampla e variada programação totalmente gratuita. O evento é marcado por feira de comércio, móveis, animais, agricultura, gastronomia e chopp artesanal, atrações culturais e parque de diversões, com atrações para toda a família e pessoas de todas as idades. Um dos destaques festivos de destaque acontece no domingo a tarde, quando será servido o tradicional bolo de aniversário com 58 metros – um metro para cada ano da emancipação.

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, considera que Igrejinha sempre se destacou por seus eventos festivos e que o Igrejinha Mix surgiu para celebrar o aniversário do município como ele merece. “O evento é muito significativo porque trata da comemoração do aniversário da nossa cidade. O Igrejinha Mix foi se apropriando ao longo do tempo e eu considero que esse formato é o mais adequado. É uma feira e festa democrática que contempla todos os públicos, de todas as idades e diferentes interesses num mesmo período de tempo em que as atrações são voltadas a todos”, pontua. Para ele, é essencial a realização da multifeira que, por reunir os principais segmentos, monstra a união que a cidade tem em torno dos seus objetivos. “A volta do evento presencial é importante a força da nossa comunidade é a união e o trabalho conjunto em prol dos mesmos objetivos. A volta do evento é importante para manter viva e acessa esse trabalho coletivo”.

O secretário de Turismo e Cultura, Juliano Müller, destaca ainda que a comunidade de Igrejinha está sedenta pelo retorno dos eventos, o que já foi observado no 2º Festival de Cerveja Artesanal e 3º Festival Gastronômico e Cultural de Igrejinha e no Colecionarte e por isso a expectativa é muito positiva para o Igrejinha Mix. “Os estudos levam a crer que vamos ter um sucesso. Esse sucesso depende muito de organização e de integração das secretarias. O evento é capitaneado pela secretaria de Turismo e Cultura, da administração municipal, mas que conta com fundamental participação da secretaria de obras e de agricultura, além dos esforços de todas as outras”, registra a força do trabalho coletivo. Ele complementa ainda que na questão estrutural, este é, além da Oktoberfest, o único que ocupa todo o espaço do parque. “São praticamente cinco eventos acontecendo simultaneamente. Temos que estruturar para que consigamos atender as necessidades e peculiaridades de cada segmento. Isso é um desafio gigantesco, mas gratificante”.

Feiras de segmentos evidenciam o potencial econômico

Para a realização da multifeira, o Município de Igrejinha conta com a parceria de entidades de classe que mobilizam seus membros para levarem o que há de melhor em suas áreas. Conforme o prefeito Leandro, a união de todos esses segmentos traz uma importante representação das atividades econômicas e novas oportunidades de crescimento e ampliação dos segmentos. “O Igrejinha deixou a muito de ser uma cidade que produz apenas calçado e um dos destaques é o setor moveleiro. A Feira de Móveis mostra a pujança dos nossos inúmeros empreendedores de diversos portes. As nossas empresas vendem moveis no conceito planejado para inúmeras cidades do Sinos e Serra que são produzidos aqui. O segmento agrícola é dividido entre a agricultura familiar, que envolve os pequenos produtores e representa uma parcela significativa da população que vive alicerçada nesta economia. A segunda é a feira itinerante de animais que sempre traz uma atração diferente de uma edição para outra. Já tivemos o Cavalo Crioulo e a feira de Ovinos e agora vem com o gado holandês. Segue de exemplo para mostrar a diversificação do que a cidade pode ter. Já a feira do comércio é uma oportunidade única que as nossas empresas tem de fazer a venda de seus produtos para um público muito mais amplo, pois o Igrejinha Mix recebe o público não só de Igrejinha, mas do Vale do Paranhana e Sinos”.

A Feira de Comércio, organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Igrejinha e Três Coroas (CDL), contará com 44 expositores que aproveitam o evento para divulgar e vender seus produtos e serviços à comunidade. Será possível adquirir roupas, calçados, lingeries, acessórios e presentes, além de produtos de educação, agropet e serviços.

A 11ª edição da Feira de Móveis sob Medida (Femóveis) organizada pela Associação dos Moveleiros de Igrejinha (AMI) vai reunir 14 empreendimentos estarão expondo seus produtos. O espaço será marcado por muita beleza, sofisticação e modernidade nos móveis e complementos expostos pelas empresas igrejinhenses.

Já o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/Ascar organizam juntos a Feira de Agricultura. São mostras de animais, agroindústrias, artesanato e agricultura familiar que valorizam o produtor local.

Um dos grandes destaques da programação deste ano é a realização da Feira Nacional de Leite (Fenaleite), produzida em parceria com a Associação de Criadores de Gado Holandês do Estado do Rio Grande do Sul (Gadolando), que premiará bovinos em competições de morfologia e de produção leiteira. Para a tarde de sábado (11), está previsto o tradicional “banho dos vencedores” com tarros de leite de descarte misturado com água, um rito tradicional das competições deste tipo.

O Bier Platz, tradicional espaço da Oktoberfest de Igrejinha, será comandado pela Associação dos Cervejeiros Artesanais de Igrejinha (Acervai). No local, será possível saborear pratos diversos e deliciosos chopps produzidos pela KKB Microcervejaria, Serra Grande, Old Castle e Stier Bier, todas cervejarias artesanais igrejinhenses.

Atrações culturais são destaque na programação

O Palco Cultural divulgará artistas locais e receberá atrações convidadas. Na sexta-feira, abrindo as atrações, acontece a Noite Gospel, com a participação efetiva das igrejas pentecostais. Já no sábado à tarde, a partir das 14h, o Momento Oktoberfest vai dar aquele gostinho da tradicional festa de outubro e, a partir das 18h30min, o palco apresentará a Orquestra de Câmara do Paranhana.

As programações especiais seguem no domingo com apresentações artísticas dos CTGs e com espetáculo infantil. Para as 17h30 está marcado um dos momentos mais aguardados da programação cultural: o show com o humorista Badin, que apresentará seu espetáculo “Um colono na cidade”.

O secretário Juliano desta que, conforme a data do Igrejinha Mix encaixa com os feriados do município, já coincidiu com o do aniversário de Igrejinha e o Corpus Christi, quando foi possível ter quatro dias de comemoração. Neste ano, serão dois dias e meio de atrações e as apresentações artísticas culturais não poderiam ficar de fora do Palco Cultural. “A proposta não é ser uma festa com shows. O Igrejinha Mix tem entrada gratuita e é direcionado com atrações para a família toda. Procuramos manter um show de humor para a família, com o Badin, teremos a Orquestra de Câmara do Paranhana com música erudita, que é algo mais raro de ver. Assim a gente acredita que traz algo diferente e que seja atrativo, sempre trazendo aquilo que a comunidade gosta e com a possibilidade de valorizar aqueles que são da nossa região”, conclui.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 10/06 – Sexta Feira:

  • 17h: Abertura do Parque e Início das Feiras Comerciais e Moveleiras.
  • 18h: Reunião Solene da Câmara Municipal de Igrejinha + Entrega do Prêmio Anselmo Waldemir Linden. No Bier Platz.
  • 19h: Noite Gospel. No Palco Cultural – Pavilhão 2.
  • 22h: Encerramento das Atividades.

Dia 11/06 – Sábado:

  • 08h: Abertura do Parque e Início das Feiras Comerciais e Moveleiras.
  • 08h: 4° Expo-Igrejinha de Cavalos Crioulos – Julgamentos Morfológicos. No Espaço do Cavalo Crioulo.
  • 08h: FENALEITE (Feira Nacional do Leite)  No Espaço do Gado Leiteiro – Pavilhão do Kerb.
  • 08h30: Juramento à Bandeira. No Palco Cultural – Pavilhão 2.
  • 10h: Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). No Palco Cultural – Pavilhão 2.
  • 14h: Momento Oktober de Igrejinha. No Palco Cultural – Pavilhão 2.
  • 16h30: 4° Expo-Igrejinha de Cavalos Crioulos. No Espaço do Cavalo Crioulo.
  • 18h30: Show Orquestra de Câmara do Paranhana. No Palco Cultural – Pavilhão 2.
  • 20h: Premiação da FENALEITE – Feira Nacional do Leite. No Bier Platz.
  • 20h: Encerramento das Atividades.

Dia 12/06 – Domingo:

  • 09h: Abertura do Parque e Início das Feiras Comerciais e Moveleiras.
  • 10h: Feira de Animais – Premiação de todas as Raças.
  • 11h: Apresentações Culturais – CTG Os Tauras da Colina, CTG Sentinela da Tradição. No Palco Cultural – Pavilhão 2.
  • 14h: Show Infantil. No Palco Cultural – Pavilhão 2.
  • 15h30: Solenidade de Aniversário de Igrejinha e Corte do Bolo de 58 Metros. No Palco Cultural – Pavilhão 2 e Espaço do Bolo.
  • 16h30: Grupo Instinto Natural. No Palco Cultural – Pavilhão 2.
  • 17h30: Show BADIN – Um Colono na Cidade. No Palco Cultural – Pavilhão 2.
  • 19h: Encerramento do 6° Igrejinha Mix.

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s