Feira Nacional do Leite (Fenaleite 2022) é uma das atrações da 6ª Edição do Igrejinha Mix

Um dos principais eventos do Circuito Leiteiro, promovido pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) desembarca em Igrejinha no mês de junho. Integrando a programação do 6º Igrejinha Mix, multifeira que faz parte das comemorações de 58 anos de Igrejinha, a Feira Nacional do Leite (Fenaleite) acontecerá entre os dias 10 e 12 de junho, no Parque de Eventos Almiro Grings (Parque da Oktoberfest) e receberá criadores de gado leiteiro, principalmente de raça holandesa. A Fenaleite ainda está com as inscrições abertas e deve receber criadores de gado holandês de todo o Rio Grande do Sul e de outros estados.

A programação da festividade municipal contará ainda com exposições moveleiras e comerciais, feira de agricultura, apresentações culturais e o famoso bolo de 58 metros em alusão ao aniversário de 58 anos da cidade, comemorado neste ano. Durante a Fenaleite, além da premiação característica da feira, a interação entre o público urbano e os produtores de gado leiteiro será um dos pontos principais da programação, unindo quem produz a quem consome.

O Circuito Leiteiro passa pela Expoleite, Fenaleite e finaliza seu percurso na Expointer, onde é premiado o Gado Holandês de maior destaque nacional. As premiações realizadas no Circuito Leiteiro buscam incentivar a qualidade do leite produzido no Rio Grande do Sul, além de valorizar os produtores que se empenham no cuidado com os animais.

Igrejinha receberá evento nacional

Na última sexta-feira (20), a Comitiva das Secretarias de Agricultura e Secretaria de Turismo e Cultura de Igrejinha marcaram presença na Cerimônia de Premiação da 43ª Expoleite, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Na ocasião, puderam conversar sobre a etapa que acontecerá em Igrejinha e dar continuidade aos preparativos.

O Presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês (Gadolando), Marcos Tang, ressalta que a exposição trazida para a cidade de Igrejinha contará com mais de 50 animais em pista, número resultante da combinação de terneiros, novilhos, vacas, e outros, divididos em diversas categorias. A prova morfológica, da qual sairá o grande vencedor da feira, será outra
atração especial no evento.

O Secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Müller, participou da comitiva que visitou a 43ª Expoleite no último fim de semana e destacou que ela já mostra uma prévia do que Igrejinha receberá nos próximos dias. “Receber a Feira Nacional do Leite na 6ª Edição do Igrejinha Mix é, sem dúvidas, um grande desafio. É um evento de porte nacional que recebe criadores de gado leiteiro de todo o país. Mesmo assim, estamos muito otimistas e empenhados em tornar o Parque da Oktoberfest uma ótima sede para a Fenaleite. Na Expoleite pudemos deixar nosso convite a todos os criadores e associações presentes, além de ter uma visão antecipada do que nos espera em junho, será um grande evento”, destaca.

O Secretário de Agricultura de Igrejinha, Neimar Parreira, que também fez parte da Comitiva, ressalta que o evento trará para Igrejinha uma experiência única. “Além das mais de 400 famílias que atuam na agricultura familiar da cidade, a comunidade como um todo poderá se beneficiar com a feira. A Fenaleite, além da premiação, oferece conhecimento sobre as raças presentes e sobre todo o processo de cuidado com elas, o que por si só já merece destaque. São momentos como este que demonstram a importância da produção bovina e leiteira em todo o estado”, afirma.

.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s