Programação na Boa Esperança, em Rolante, marca a devoção à Nossa Senhora de Caravaggio

Em 26 de maio é celebrado o Dia de Nossa Senhora de Caravaggio. A data sempre ganha programação especial na localidade de Boa Esperança, no interior de Rolante. Foram os imigrante italianos, colonizadores da região, que atravessaram o oceano trazendo a fé e a devoção à Santa. Depois de dois anos de agradecimentos e preces silenciosas por não poder realizar eventos devido a pandemia, em 2022 a região pode celebrar com festa.

No último domingo, 22, aconteceu a tradicional festa de maio em Louvor a Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira da paróquia local. Já nesta quinta-feira, dia exato da homenagem, romeiros, visitantes e comunidade são convidados a participar da missa em louvor a Caravaggio, pela manhã, seguindo por procissão em romaria a pé nas proximidades da Igreja. Ao meio dia, no salão paroquial, é servida a tradicional sopa de agnoline com pão corneto, acompanhado de churrasco e saladas, e a tarde acontecem festejos populares.

História de devoção

O processo de colonização da Boa Esperança iniciou por volta de 1905. Até o ano de 1939, as homenagens, pedidos e orações eram feitos à Santa retratada em um estandarte. Neste ano, foi realizada a primeira festa da padroeira com imagem em resina (estátua), que é a utilizada na paróquia até hoje, tendo apenas passada por reformas de conservação, mantendo a originalidade de sua construção.

Em novembro de 2019, foi inaugurada a estátua externa da Santa, uma inovação audaciosa que foi motivada pela devoção e pela história dos moradores da comunidade, renovando e reforçando a fé.

Romeiros em peregrinação

A devoção a Nossa Senhora de Caravaggio é vivida também por romeiros, que na semana ou nos dias da Santa, peregrinam em caminhadas fazendo seus pedidos, em gratidão às preces atendidas ou em sinal de fé.

Como é o caso da Monica Boniatti Stein, 41 anos que fez sua caminhada como penitência pela saúde de um amigo, que tem leucemia. Convidou alguns amigos e juntos saíram as 05h15 da manhã, percorreram 18 km, subindo do centro de Rolante em direção a Boa Esperança, aonde chegaram por volta das 09h30 da manhã para participarem da missa. Flávia Regina Salazar, 45 anos, foi uma das amigas convidadas. “Encarei a caminhada como um desafio para acompanhar o convite da amiga Monica”, conta.

Joyce Aline dos Reis, 44 anos, também fez romaria para pagar uma promessa para Nossa Senhora de Caravaggio. “É a terceira caminhada que faço com esse mesmo objetivo. A Santa sempre atende as nossas preces”, crê. Já Rita de Cássia Scaratti, 44 anos, que gosta muito de caminhadas, acompanhou uma amiga que tinha feito uma promessa. “Já tinha ido outras duas vezes e é sempre muito bom. A Santa é poderosa. Nas outras vezes que fui foi por promessa, mas nessa vez foi só para acompanhar mesmo”, conta.

O casal Maria Janice de Oliveira, 53 anos, e João Aelton Rodrigues dos Santos, 57 anos, também aproveitou o domingo para fazer a sua peregrinação. “Acreditamos num poder maior, num Deus, e por isso escolhemos o dia da padroeira para nos desafiar com a caminhada, agradecer e fazer pedidos para a família”, contam.

Romaria na Igreja de Nossa Senhora do Caravaggio, na Boa Esperança, em Rolante

Um comentário

  1. Parabéns as pessoas que tiveram essa ideia ….. É muito importante voltar a ter essas memórias de nossos antepassados…onde podemos viver o presente . Buscando o que tinha de mais precioso…. famílias com fé criavam seus filhos com educação sem muito estudo….mas sim sabedoria….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s