Artigos do mundo da cerveja serão atração no Colecionarte, em Igrejinha

Assim como o ato de beber cerveja, o hobby de juntar artigos de cerveja também une as pessoas. Foi através desse gosto em comum que surgiu o Clube Gaúcho de Colecionáveis Cervejeiros, ou Tcherveja. O grupo é uma das presenças confirmadas no Colecionarte, evento pioneiro em reunir diversos tipos de coleções para exposição em um mesmo lugar, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de maio, no Parque da Oktoberfest, em Igrejinha.

Quando se fala em coleções de objetos relacionados a cerveja, talvez a primeira que venha a mente seja a coleção de latas de cerveja (cheias ou vazias). No entanto, vale destacar que coleções de itens relacionados a cerveja são bem mais diversificadas. Há colecionadores que guardam rótulos de cerveja, quadros para tampinhas de cerveja, estantes para os copos de cerveja, as tradicionais bolachas de chopp, abridores de garrafas, bandejas, entre outros diversos itens.

Colecionismo une pessoas por uma paixão em comum

O Tcherveja surgiu há cerca de 30 anos, a partir de um grupo de amigos formado pela paixão de colecionar itens relacionados à cerveja. Depois se juntaram a nos colecionadores de refrigerante, sucos, cachaça e todas as demais bebidas em lata. Na última edição participou como convidado do Colecionarte, mas alguns de seus integrantes já haviam participado anteriormente de maneira solo.

Conforme o presidente do grupo, Ronaldo Mabilde Lague, os eventos de colecionismo são importantes para mostrar essa paixão e gerar lembranças. “O público que não participa do colecionismo cervejeiro, ao visitar as mesas dos colecionadores encontra peças que lhes relembram os pais, tempos de infância, com coisas que não imaginam ainda existir”, conta. Ele destaca ainda que nesses eventos, os colecionadores estão buscando pessoas que tenham itens negociáveis para possam aumentar suas coleções. Morador de Canela, ele tem 72 anos e coleciona latas de cerveja somente cheias e tem mais de 13 mil latas.

O Tcherveja já participou como clube convidado de edição anterior do Colecionarte, e seus associados também já participaram de forma solo. “Nosso grupo deve ter cerca de 20 pessoas atualmente, a maioria com idade superior a 50 anos. A expectativa nossa com este Colecionarte é muito grande e muito proveitosa para nossas coleções. Pós-pandemia é o primeiro grande evento de colecionismo que acontece no RS. A expectativa de todos é muito grande”, conta.

O Colecionarte é realizado pelo Município de Igrejinha, através da Secretaria de Turismo e Cultura, em parceria com a Associação dos Amigos da Cultura, História e Colecionismo (ASACHIC). Na sexta-feira e no sábado, o evento acontece das 9 às 19 horas e no domingo, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita.

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s