O que eu quero para o próximo ano?

No final do ano é muito comum realizarmos uma retrospectiva do ano que passou e olharmos para o próximo ano com metas e objetivos. Isto costuma acontecer porque se finda um ciclo para um novo começar. Agora temos mais 12 meses pela frente, 365 dias. Tempo suficiente para fazer muitas coisas acontecerem.

É utopia pensar que só vão acontecer coisas boas, mas também é equivocado não ver perspectivas melhores. Costumo dizer que é melhor nos concentrarmos no que de bom queremos para o ano, do que prever possíveis dificuldades. O contexto por si só já é responsável por trazer situações desafiadoras ao longo do ano. Então, é melhor nos ocuparmos de traçar objetivos positivos, de metas que queremos realizar.

Se você tivesse que escolher uma palavra para 2021, qual seria? O que você deseja para o próximo ano?

Vou te contar o que eu desejo para mim e para você em 2021: sem sombra de dúvida, ESPERANÇA.

Este ano tive minha esperança estremecida por alguns acontecimentos e pela ausência de outros. Foi um ano marcado pelo falecimento da minha mãe (com a doença degenerativa ‘alzheimer’) e também pelo falecimento de uma grande amiga, Salete (vítima de câncer). Ano em que vi amigos perdendo seus familiares. Ano em que o mundo viveu uma avassaladora pandemia que gerou temor e instabilidade. Nunca como antes, a tristeza se fez tão presente na minha vida, e acredito que na vida de muitas outras pessoas. Um ano marcado pelo distanciamento social, sem aquele abraço, sem ver muitos amigos, sem a convivência física com colegas de trabalho, alunos e clientes.

A esperança sempre esteve presente na minha vida. E perceber que por algum momento ela foi ofuscada ao longo desse ano, foi muito difícil. Numa briga interna eu escolhi ter esperança novamente e espalhar ela por onde for. Assim, meus desejos para você são de ESPERANÇA em 2021.

Aqui trago uma reflexão que Paulo Freire faz sobre a palavra Esperança. Ele atribui uma diferença entre o sentido que damos a ela: ‘esperar’ e ‘esperançar’.

  • ‘Esperar’ é acreditar que algo acontecerá;
  • ‘Esperançar’ é não se conformar e ir em busca, é não desistir.

Independentemente do ano que você teve, das perdas, das frustrações, renove suas esperanças e vá em busca dos seus objetivos. Mantenha-se ‘com esperança’, com o sentido de ESPERANÇAR. 

Olhar para o que deu certo e ser grato por isso é uma atitude nobre e ajuda a aumentar a esperança: aqui também uma dica para olhar para as coisas pela qual você é grato(a).

Tenho uma dica de exercício muito especial para iniciar o novo ciclo com esperança: UMA CARTA PARA O FUTURO.

Que palavra/ desejo você quer levar para 2021?

Gratidão a você por acompanhar meus textos ao longo deste ano. Que em 2021 possamos estar juntos. Conte comigo! Fique a vontade para sugerir temáticas relacionadas à carreira e projeto de vida.

Me acompanhe também nas redes sociais: @lulindencarreira e @carreiraskarnalelinden.

Abraços, paz e bem para você e sua família!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s