Uma carta para o futuro

Agora que entramos na última quinzena do ano, é aquele momento de fazer um balanço desse período. Momento de agradecer pela caminhada até aqui, alegrar-se pelas realizações e refletir sobre o que não foi tão bom assim. Mesmo aquilo que foi ruim e difícil pode, de alguma forma, ter sido útil. Vale a pena refletir e perceber o que essas dificuldades nos ensinaram, o quanto nos ajudaram a evoluir. Certamente hoje, depois de um ano, depois de coisas boas e ruins que vivemos, já não somos mais os mesmos. Temos a mesma essência, porém com mais maturidade.

Ao escrever o texto de hoje, lembrei-me de compartilhar com você um dos melhores livros que já li, chama-se ‘O milagre da manhã’. Entre tantas reflexões que fazem muito sentido para mim, o autor Hal Erold apresenta a Síndrome do Espelho Retrovisor (SER). Segundo Erold, 95% dos nossos pensamentos são os mesmos do dia anterior. Cabe a nós atribuir ao passado um peso a menos, pois o passado não determina nosso futuro. Claro que o passado não deve ser esquecido, nem tampouco anulado, ele é importante sim, porque conta a nossa história, a jornada até aqui. Reconhecer o passado não quer dizer que tenhamos que nos prender a ele. O passado representa uma parte de nós, representa o espelho retrovisor: ‘uma importante, mas pequena parte’. Já o futuro, esse sim está a nossa frente, representado pelo para-brisas: ‘muito mais amplo e repleto de possibilidades‘.

carro retrovisor

É pensando no para-brisas, nesse futuro de possibilidades, que te faço um convite a pensar teus próximos seis meses através de uma técnica chamada CARTA PARA O FUTURO, apresentada como um instrumento científico no livro ‘Coach yourself’ (Grant e Greene, 2004) . Quais são seus propósitos para os próximos seis meses da sua vida? O que deseja realizar até julho/2020?

Eu sou apaixonada por essa técnica, até já perdi as contas de quantas já fiz. Além das instruções por escrito, tenho um vídeo no meu canal do youtube onde conto mais sobre essa importante ferramenta. Assista abaixo:

Orientações para escrever a sua carta para o futuro:

  1. Imagine-se em julho de 2020. Como você quer estar? O que deseja ter conquistado até lá?
  2. Agora imagine que você já alcançou tudo isso no campo profissional e pessoal.
  3. Escolha alguém que você admira muito (um familiar, amigo ou ente querido falecido) e decida escrever para esta pessoa.  *Algumas pessoas preferem escrever para si próprias.
  4. Comece a escrever sua carta para esta pessoa, imaginando que você está em julho. Você vai relatar tudo de maravilhoso que aconteceu nesses últimos seis meses (de janeiro a junho). Coloque muita emoção nessa carta. Você estará profetizando o que deseja que aconteça, porém, irá contar no passado, como se tudo isso já tivesse acontecido.
  5. Guarde a sua carta e coloque um alarme no seu celular para o dia do vencimento dela. Nesta data você vai abrir ela e ver que o que aconteceu.

Uma vez que você escreve, você se compromete e há grandes chances de se tornar realidade.

IMG_5523

Ficou com vontade de escrever a sua carta? Nos próximos dias vou escrever a minha e recomendo fortemente que você faça o mesmo. Me conta se está inspirado, se já escreveu. Para mim, é muito importante saber se o que escrevo na minha coluna faz sentido para você e se acrescenta para a sua vida. Me acompanha também nas redes @lulindencarreira e facebook.com.br/lulindencarreira.

Um Feliz e Abençoado Natal para você e sua família! Até dia 29/12/19 no meu próximo texto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s