Círculo Cromático e a Moda: Como combinar as cores em harmonia no look

Oi gente! Algumas semanas atrás eu falei do significado das cores e o que cada uma comunica (relembro clicando aqui). Hoje estou fazendo, digamos assim, uma continuação do assunto… e vou falar sobre o círculo cromático, um assunto um pouco mais denso, mas que é muito interessante de ser estudado e compreendido.

Muitas pessoas (e eu me incluo nisso) deixam de usar peças coloridas por não saber combinar as cores, e isso é por não conhecerem o círculo cromático e aprender a facilidade que é montar looks variados e em harmonia.

A cor é um do primeiros elementos vistos em uma roupa, por isso, saber combiná-las faz toda a diferença.

Legal, Bruna. Mas o que é esse tal círculo cromático?

Ele é uma cartela em formato circular, dividida em 12 partes, cada uma representando uma cor.

As cores então são divididas em:

  • primárias: vermelho, amarelo e azul;
  • secundárias: formadas a partir da junção de duas cores primárias que formam o verde, laranja e violeta;
  • terciárias: cores obtidas a partir da união de uma cor primária e uma secundária;
circulo cromatico moda
Circulo cromático divido em 12 cores e diversas tonalidades de cada uma

Bom, a gente já aprendeu lá na época da escola que cores primárias são apenas três, né? Mas existe uma infinidade de tons de amarelos, vermelhos e azuis e, essas se misturando, geram mais uma infinidade de cores secundárias e terciárias. Então o círculo cromático nada mais é do que uma cartela circular composta por todas essas cores.

Ele é muito utilizado na moda, mas também em outras áreas, como por decoradores e artistas plásticos, justamente com a intenção de combinar as cores entre si.

Na moda ele é usado para combinar as cores na hora de montar um look. Para facilitar esse trabalho ele é dividido em harmonias, as quais tem o poder de comunicar o que a pessoa deseja.

Harmonia Análoga:
Essa é a combinação de cores vizinhas, que estão lado a lado. Não são muito contrastantes entre si, mas o resultado é alegre e discreto. Essa combinação pode ser usada com até 3 cores, sentido direito ou esquerdo.

analogas
Exemplo de harmonia análoga no círculo

analoga 22
Looks em Harmonia Análoga

Bom, como eu estou sendo cada vez mais vida real por aqui e me desafiando também, montei um look de cada combinação. A minha base é uma saia laranja, isso mesmo. 😀 (para quem até um tempo atrás não usaria essa cor…)

BRUNA DE LEÃO COLUNISTA DE MODA
Saia laranja e blusa rosa formando assim um look em harmonia análoga

Harmonia complementar:
Essa harmonia de cores tende a passar a imagem de uma pessoa mais comunicativa e garante mais dinamismo ao look. Ela consiste em escolher uma cor e a sua cor oposta no círculo. Por exemplo: rosa e verde. O círculo permite explorar uma variedade incrível de cores que se complementam. Se você acha exageradas as combinações, comece pelos acessórios.

complementares
Harmonia complementar

complementar circulo
Looks em harmonia complementar

Bom, como meu desafio é a cor laranja, meu look com harmonia complementar ficou laranja e verde, assim como no exemplo acima, porém bem diferente, pois os tons usados são outros.

BRUNA DE LEÃO CIRCULO CROMATICO
Look em harmonia complementar com verde e laranja.

Harmonia tríade:
Essa harmonia é para as pessoas que gostam de misturar cores, comunicando ousadia e criatividade. Ela utiliza três fatias do círculo cromático que possuem a mesma distância entre elas, formando um triângulo e diversas combinações possíveis.

triade
Exemplo de harmonia tríade

traidee
Looks em harmonia tríade

Bom, essa é a harmonia mais difícil de compor, até porque usar 3 cores em um look não é nada fácil. Muitas vezes os lojistas usam nas vitrines para chamar atenção. Então eu usei a terceira cor no acessório de uma forma mais discreta.

BRUNA DE LEÃO CONSULTORA DE ESTILO
Look em harmonia tríade

Harmonia/combinação monocromática:
Essa harmonia comunica bastante elegância. Consiste em usar peças de uma mesma cor, podendo ser em tons diferentes. Uma dica para essa combinação é apostar em roupas com tecidos de texturas diferentes, para o look não ficar tão monótono. Looks monocromáticos tendem a alongar a silhueta, além de serem sempre muito elegantes.

monocratico
Exemplo de harmonia monocromática

Bom, meu look em harmonia monocrática ficou bem laranja haha, mas eu gostei 😀

BRUNA DE LEÃO ESTILISTA
Meu Look em harmonia monocromática

Para finalizar, as cores tem significados, como já falei aqui, e também nem todos os tons ficam bons em todas as pessoas, para isso ainda existe o estudo de coloração pessoal.

O conteúdo de hoje foi mais denso, mas quis compartilhar porque acho muito interessante e, principalmente, para a gente se permitir mais, ousar mais com as cores. Espero que tenham curtido. Tendo qualquer dúvida em relação ao assunto, me chamem que vou adorar conversar mais sobre.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s