Com a ideia de envolver a comunidade de Taquara em ações individuais na gerência de seus resíduos, impactando de forma positiva o meio ambiente, o município dá seguimento, até o dia 15 de setembro, ao projeto #DesafioTaquaraLixoZero. Com a ação, toda terça-feira são publicadas tarefas nas páginas oficiais do Facebook e Instagram do Coletivo Educador Ambiental de Taquara (CEATaquara) e das entidades participantes e parceiras.
Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA), do CEATaquara e do Ponto Ecopedagógico, o projeto foi iniciado no dia 04 de agosto e está em sua quarta semana. Ao todo, serão 6 semanas de dicas e desafios sobre como exercer responsabilidade com o resíduo produzido.
Os desafios propostos pela ação são:
- Lixo têm dia e hora certa;
- Garanta o destino correto do seu resíduo reciclável;
- Composta Taquara: a composteira ideal para você;
- De olho no Óleo: Destino consciente para o óleo de cozinha usado;
- Eletrônicos descartados no lugar certo e Sem plástico: Reciclar é bom, mas reduzir o volume de resíduos é ainda melhor.

Para participar as pessoas devem curtir a publicação a ser participada, compartilhar uma foto que mostre o cumprimento do desafio, marcar @ceataquara e desafiar um amigo a participar também.
Esta é a segunda iniciativa realizada durante a pandemia visando a destinação correta dos resíduos. As escolas de Taquara, através do Coletivo Educador Ambiental da SMECE, Rotary Club e Instituto Vitória, durante 12 semanas mobilizaram a comunidade em um Game EcoSolidário, separando resíduos, dando destinação correta e trocando 9,5 toneladas de recicláveis por 4 toneladas de alimentos, dispostas em 172 cestas básicas distribuídas para famílias carentes.