Entrevistas de seleção on-line: sete dicas para ir bem nelas

Processos seletivos on-line têm sido adotados com mais frequência pelas empresas, ainda mais agora com o fenômeno da pandemia. Inclusive esta é uma prática que tende a seguir sendo utilizada mesmo depois da necessidade de isolamento social. Principalmente em contatos iniciais. Assim, não há necessidade de deslocar o candidato até a empresa para conhecê-lo, otimizando o tempo e dando agilidade ao processo.

Vamos ver as particularidades desse processo? E, com isso, ampliar suas chances também nesta modalidade?

Após a abertura de uma vaga e recebimentos dos currículos, a empresa (Setor de Recursos Humanos e Gestor da vaga) fará um filtro. Serão escolhidos os candidatos em potencial para a vaga. Como toda a etapa do processo de seleção é importante, veja como melhorar o seu currículo clicando aqui.

Não subestime a entrevista on-line, pois ela é tão importante quanto a entrevista presencial. Confira algumas dicas e tenha bons resultados na entrevista on-line:

  1. Conexão: garanta uma boa conexão da sua internet. Consulte o seu provedor e identifique a taxa de download e de upload para garantir uma boa transmissão. Caso a capacidade da sua internet não for muito boa, escolha um local onde terás essa garantia (mais próximo do roteador). É imprescindível que você escute bem o recrutador e ele também compreenda você. Isto lhe dará maior segurança e fluidez na comunicação.
  2. Equipamentos: confira se os equipamentos (notebook, smartphone …) que serão utilizados estão com bateria suficiente para o tempo total da entrevista.
  3. Pratique antes: ao ser convidado para uma entrevista on-line, pergunte qual a plataforma será utilizada: Skype?  Zoom? Teams? Google Meet? Chamada de vídeo do WhatsApp? Instale o APP e aproprie-se da ferramenta que será utilizada. Treine antes com outra pessoa para sentir-se mais seguro.
  4. Cenário: o cenário é um conjunto que envolve um fundo, a iluminação e o barulho, os quais serão observados durante o contato on-line. Coloque sua câmera em local reservado, com um fundo agradável, de preferência, com iluminação natural (vinda de frente). A câmera deve captar você da cintura/peito para cima.
  5. Combinações com a família: comunique as pessoas que estarão em casa durante a entrevista sobre a importância desse momento. Peça que cuidem com ruídos e que, de forma alguma, façam interrupções.
  6. Olhar atento: enquanto o entrevistador fala, o indicado é olhar para a tela e estar atento para responder ao que foi perguntado. Já, quando for responder, olhe para a câmera ‘sempre’ para que o entrevistador possa lhe ver respondendo nos olhos dele.
  7. Vestimenta: o cuidado com a aparência vale para entrevista em qualquer modalidade. Conheça mais sobre o estilo da empresa e vista-se de acordo com ele. Algumas empresas valorizam a inovação e autenticidade, são mais abertas, ou seja, não há problema em mostrar sua tatuagem e adotar um estilo casual. Mas algumas empresas são mais tradicionais, então, neste caso, vale a discrição e uma vestimenta mais convencional. Cada pessoa tem seu estilo e cada empresa também tem o seu. O melhor é procurar por uma empresa que se pareça com o seu estilo, com a qual você tem identificação. 

Todas as informações acima podem colaborar para causar uma boa impressão e também para dar mais segurança ao candidato. Assim, você se expressará da melhor forma e potencializará suas chances.

Algumas orientações valem tanto para entrevistas on-line como presenciais, então confira aqui perguntas frequentes para se preparar e ser selecionado.

Estou sempre na torcida por você e pelo seu sucesso! Forte abraço, Lu Linden

*Me acompanhe também nas redes sociais (InstagramFacebookYouTube Linkedin) e, se possível, me dá um feedback se estas dicas te ajudaram a sentir-se mais seguro com essa modalidade de seleção. Prepare-se, treine e confie em você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s