Currículo: como melhorar a sua apresentação

Passei para te ajudar em algo bem importante: quero te dar a oportunidade de ‘melhorar o seu currículo’ e ampliar suas chances no mercado de trabalho. Entenda que, para cada vaga anunciada, chegam cerca de cem currículos e apenas uma pequena parte dos candidatos serão chamados para as entrevistas. Assim, torna-se primordial saber colocar as informações no papel e mostrar que você é um bom candidato.

Todos devemos atualizar nossos currículos a cada seis meses e esta orientação serve para quem está desempregado ou muito bem empregado.

Talvez você já tenha ouvido falar que o currículo é a porta de entrada para uma oportunidade. E de fato é. Ele precisa evidenciar que você é um candidato em potencial para determinada vaga. O recrutador e/ou gestor da vaga precisa ter interesse em conhecê-lo pessoalmente. Se o seu currículo não despertar essa vontade de saber mais sobre você, suas chances se tornam nulas.

Lu-depoimento_Rozana
Depoimento de aluna de consultoria que alcançou resultado seguindo dicas como esta que disponibilizo aqui na coluna.

Bora melhorar seu currículo?!

Dica 1 – PERSONALIZE SEU CURRÍCULO: após os dados de identificação, faça uma mini carta de apresentação informando o nome da vaga para a qual é candidato. Cite o nome da empresa e justifique seu interesse por compor essa equipe. Acrescente um resumo profissional com suas competências técnicas e comportamentais.

Dica 2 – DÊ LUZ PARA O QUE É MAIS RELEVANTE NAS SUAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: não há necessidade de incluir todas as informações, apenas o que é importante para a vaga em questão. Comece citando as atividades que desenvolveu nas experiências passadas e que relacionam-se com a vaga pretendida. Um tópico adicional que pode ser inserido em cada experiência profissional, chama-se ‘Principais resultados’ onde podem ser informados pontos de destaque na sua experiência incluindo implantações, ampliações e reduções alcançadas.

Dica 3 – CONTE SOBRE SUA TRAJETÓRIA DE VIDA: na seção final do currículo é importante falar um pouco mais sobre você. Quando uma empresa contrata um profissional, ela contrata aquele indivíduo, incluindo sua bagagem de vida. Hoje, mais do que em outros períodos, as empresas se preocupam com quem é esse profissional. Inclua o tópico ‘Informações Adicionais’ e liste softwares que conhece, informe voluntariados que já fez, entidades que representou, intercâmbio e premiações.

Dica 4 – ATENÇÃO:

  • Foto: só coloque se for solicitado e, neste caso, a foto deve ser frontal e com semblante alegre;
  • Número de páginas: no máximo duas;
  • Discrição: quanto mais discreto, melhor. Folha branca, cor preto na fonte, tipo da fonte padrão e tamanho 12;
  • Para quem: envie por e-mail ou entregue em mãos apenas em organizações de seu interesse. Selecione os locais e não distribua seu currículo para qualquer empresa, como se fosse uma correspondência padrão.

Confira mais dicas em vídeo para montar seu currículo e aproveite para assinar o canal no youtube gratuitamente.

Também disponibilizei um modelo de currículo para você se inspirar. Acesse o link a seguir para montar seu currículo:  http://listavipebook.lulindencarreira.com.br/curriculo

Qualquer dúvida, me escreve em contato@lulindencarreira.com.br. É sempre um prazer te ajudar.

Sucesso!
Grande abraço, Lu Linden

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s