Acelere sua carreira no contexto atual

Vamos pensar juntos no que é possível fazer pela sua carreira no momento presente, independentemente do cenário. Separei 7 dicas para incrementar o seu currículo. As dicas valem para você que está desempregado, também para quem está com medo de perder o emprego ou mesmo para quem está bem tranquilo com esta questão. Sempre há algo a fazer para melhorar as suas perspectivas profissionais e de vida. Vamos lá?!

1º) Realize formações complementares – Faça cursos para aprimorar suas competências (técnicas e comportamentais), sejam eles free ou pagos, na modalidade on-line ou presencial. Priorize cursos que são pré-requisitos para as vagas que lhe interessam. Ou, ainda, faça cursos que lhe darão a possibilidade de atuação como autônomo, para ampliação da renda familiar.

2º) Tenha experiência em trabalhos voluntários – Procure entidades filantrópicas, ONGs ou organizações sem fins lucrativos para desenvolver ações. Caso você seja da área da comunicação, pode contribuir com textos e outras produções para as redes sociais. Caso sua área é administrativa, pode organizar relatórios e outros documentos. Outra opção é contribuir com mantimentos e agasalhos em campanhas solidárias. As atividades voluntárias podem ser informadas no currículo e são muito bem percebidas pelos recrutadores (veja o texto).

3º) Aprimore um idioma – Assista filmes, séries, leia artigos em outro idioma. Conhecer com mais profundidade outros idiomas abrem muitas portas.

4º) Faça leituras – Abasteça a sua mente de informações que ampliem o seu nível de conhecimento e intelectualidade. Ler também ajuda a melhorar a sua comunicação falada e escrita. Muitos livros estão disponíveis em plataformas digitais para livre acesso. Não tem desculpa.

5º) Retome conexões e estabeleça – Converse com seus amigos, ex-colegas de trabalho. Faça novos contatos e amplie a sua rede. Também, caso ainda não tenha a rede Linkedin (falamos sobre a ferramenta aqui no Drops), crie a sua conta e interaja nessa plataforma. Estabeleça um networking, fortaleça e crie oportunidades de trabalho.

6º) Atualize seu currículo e outros canais – Faça ajustes no seu currículo (confira aqui como melhorar sua apresentação). Isto vale para o currículo vitae, currículo lattes (currículo acadêmico para quem faz faculdade http://lattes.cnpq.br/) e o currículo no Linkedin.

7º) Prepare-se para processos de seleção – Treine para entrevistas, sejam elas presenciais ou on-line. Confira aqui algumas das perguntas mais comuns nas entrevistas.

Temos que nos concentrar no aqui e agora, no que está ao nosso controle. Há variáveis que são externas e que não temos gerência, porém há o que é possível fazer por você hoje mesmo, a qualquer momento. Esta ação pode ser tomada unicamente por você.

Sugiro que você escolha um ou dois dos itens acima e aproveite esse tempo para dar aquele up na sua carreira.

Estou sempre por aqui e também disponível nas redes, pelo Instagram, Facebook, YouTube e Linkedin. Ou então, pelo e-mail lucianelinden.psi@gmail.com. Entre em contato se precisar de alguma ajuda com a sua carreira. Paz e bem a você e seus familiares. Forte abraço, Lu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s