LinkedIn – um recurso precioso para recolocação profissional

Qual é o melhor momento para cuidar da sua imagem profissional? É agora! É muito importante construir uma boa imagem profissional, independente de estar empregado ou desempregado.

Além de estimular o seu acesso a essa rede social profissional, meu recado hoje também é para quem já faz uso da plataforma, mas está subaproveitando esse precioso recurso. Meu convite é para que você leia as dicas abaixo e revise seu perfil, ampliando possibilidades profissionais. Tenho certeza que há algo que você ainda pode ajustar! Bora ampliar suas possibilidades profissionais ?!

O LinkedIn é uma importante rede social profissional com mais de 500 milhões de usuários. Através dela, pessoas e empresas se conectam em todo o mundo. No LinkedIn você gerencia a sua identidade profissional, interage com a sua rede profissional, divulga suas soluções, competências e experiências profissionais. *Se você ainda não tem uma conta no LinkedIn, dê o primeiro passo e crie sua conta em www.linkedin.com.

linkedin_foto2

Para que você seja notado no LinkedIn não basta criar a conta. Também é necessário preencher o seu perfil corretamente, com pequenos ajustes que tornarão sua imagem muito mais profissional e amigável.

Confira o checklist abaixo e melhore seu perfil no LinkedIn 😉

  1. Tenha uma foto profissional com semblante alegre;
  2. Seu título profissional deve despertar interesse: insira seu cargo atual ou o cargo que atribua mais valor. Também é possível colocar cargos almejados. É através do título que os recrutadores poderão lhe encontrar. Evite colocar no título do cargo: “DESEMPREGADO”, “PRECISO DE EMPREGO”, pois isso dá uma conotação ruim. Exemplo de título: Analista de pesquisa de tendências de moda, Analista de Marketing, Consultora de Recursos Humanos.
  3. Faça um bom resumo profissional, detalhando a suas principais competências. O resumo profissional se assemelha a uma mini carta de apresentação. Através dessas palavras, o recrutador pode ficar interessado em te conhecer melhor. Minha sugestão é que você acesse perfis de profissionais que admira e se inspire para montar o seu resumo. Exemplo: experiência em marketing e conhecimento em pesquisa e moda, realização e interpretação de pesquisas de mercado, perfil investigativo, motivada pela curiosidade e busca por conhecimento, grande poder analítico e foco em resultado. Facilidade em trabalhar em equipe e de maneira colaborativa com outras áreas.
  4. Valorize sua história: faça um detalhamento das suas experiências profissionais explicando as atividades desenvolvidas. Muitas pessoas informam apenas o cargo, o que não dará toda a dimensão do que você desenvolveu naquela experiência. Explicar detalhes da complexidade e relevância das atividades desenvolvidas amplia suas chances.
  5. Inclua sua formação acadêmica e cursos realizados.
  6. Faça conexões: Adicione colegas de trabalho da sua rede, amigos e também pessoas que possam ajudá-lo a conectar-se a outras redes de oportunidades. *No LinkedIn é possível adicionar pessoas desconhecidas com o objetivo de estabelecer alguma relação profissional.
  7. Siga empresas: Siga empresas que tenham publicações de seu interesse e também empresas onde almeja trabalhar. *Algumas vagas ficam visíveis apenas para seguidores.
  8. Recomende e peça recomendações: Recomendações em forma de depoimento podem ajudar os recrutadores na avaliação do seu perfil (local: adicionar seção do perfil – informações adicionais – solicite uma recomendação).
  9. Ative o botão interesses de carreira: ativando esse botão, os recrutadores vão entender que você está à procura de uma oportunidade profissional e irão localizar o seu perfil, podendo convidá-lo para entrevistas. *O LinkedIn garante que esta informação não será vazada para a sua empresa atual.
  10. Interação na rede e conteúdos: Quanto mais interação você tiver na rede, com compartilhamentos, conexões e curtidas, maior a possibilidade de seu perfil aparecer no início nas pesquisas de filtro dos recrutadores. Faça postagens periódicas e ganhe visibilidade, afinal “quem é visto, é lembrado.” Sugestões: publique conteúdos relacionados a eventos profissionais que participou, compartilhe artigos de temáticas relacionadas com a sua área, mostre coisas que você desenvolve no seu trabalho.

Confira também algumas orientações em vídeo:

 Em outro momento ainda vamos conversar sobre como usar outras redes sociais para aumentar a sua credibilidade profissional.

Se esse material te ajudou de alguma forma, me conta e compartilha esse material para ajudar seus amigos.

Sucesso sempre! Forte abraço, Lu 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s