Voluntariado: Elemento chave na sua vida e no seu currículo

Talvez você esteja se perguntando: o que um projeto voluntário tem a ver com o meu currículo? Posso te garantir que tem muito mais do que você imagina! Me acompanha nas próximas linhas, pois te mostrarei como o voluntariado pode te ajudar também profissionalmente.

O trabalho voluntário é uma via de mão dupla: o voluntário doa e recebe.

Doa seu tempo, sua energia, suas competências e, por vezes, seus recursos financeiros. Tudo em prol de uma causa nobre, relacionada principalmente ao bem estar de pessoas, animais e instituições. Não há como sair igual de uma ação voluntária. Você naturalmente é transformado e recebe muito mais do que dá!

Se você já é voluntário, tenha o meu reconhecimento. Num momento em que muitas pessoas se voltam exclusivamente para si, parabéns por você se preocupar com os outros e fazer a sua parte na sociedade.

E se você ainda não é voluntário, acredite: sempre é tempo. Imagino que você já tenha pensado na ideia. Em pesquisa recente, 90% das pessoas quando perguntadas sobre a intenção de participar de um projeto voluntário, refere vontade de participar. Porém, efetivamente, menos de 20% dedica-se a tais ações. Há uma distância grande entre a intenção e a ação. Que este texto seja um empurrãozinho para você não deixar para depois essa intenção e já colher os frutos para sua vida.

Por que ser voluntário?

  • Amplia o espírito colaborativo, a humildade e a empatia;
  • Desenvolve habilidades de interação, comunicação e espírito de equipe;
  • Demonstra postura de disponibilidade, proatividade e compromisso social;
  • Permite a experimentação e aprendizagem de coisas novas;
  • Aprimora a experiência profissional e fortalece a rede de contatos.

Segundo especialistas em recursos humanos, o trabalho voluntário já se tornou um fator decisivo em entrevistas de emprego, pois ajuda a desenvolver habilidades necessárias e valorizadas no mercado de trabalho. A empresa contrata a pessoa, não somente o profissional, por isso que importa tanto o que esse indivíduo faz em todos os contextos da sua vida.

Veja programas voluntários na sua cidade e região ou dê início a um projeto voluntário por conta própria, dentro das suas possibilidades. Trabalho voluntário é algo que você faz sem ser remunerado financeiramente, portanto, pode ser muita coisa, desde uma visita a um lar de idosos, orfanato a um trabalho mais sistemático e periódico. Talvez você, assim como eu, gostaria de fazer parte de muitos projetos voluntários, mas tem dificuldade de horário. Falta de tempo, todos temos, é uma questão de prioridade. Comece por um que exija menos tempo… mas comece. Não espere ser convidado para um projeto… se coloque à disposição.

Ao preparar esse conteúdo, percebi que fiz e faço muitos trabalhos voluntários e isso me enche de alegria. Para quem me conhece, sabe que tenho uma rotina de muitas horas de trabalho, mas isso não me impede de ser voluntária. Compartilho contigo alguns dos projetos que fiz e faço parte para também te dar algumas ideias do que é possível fazer. Hoje sou voluntária como escritora no Drops do Cotidiano, no meu canal Lu Linden no youtube (confira o vídeo sobre voluntariado abaixo), em palestras para jovens e adultos com orientações sobre carreira. Também sou uma entre 3000 voluntários da Oktoberfest de Igrejinha, membra da Diretoria da minha comunidade. Quando adolescente participei do grupo de jovens CLJ, depois do grupo de danças alemãs Kirchleinburg, grupo de pesquisa ICCEP na Unisinos… Muito do que sou hoje, muito das minhas amizades e relações … muitos contatos profissionais eu devo a estes trabalhos voluntários.

LuLinden - voluntariado 04
Participação no simpósio de carreiras na UFRGS
LuLinden - voluntariado 01
Workshop gratuito sobre gestão do tempo na Unialcance
LuLinden - voluntariado 03
Oktoberfest de Igrejinha na dança da polonaise

Quero a tua ajuda para mapearmos trabalhos voluntários na nossa região e dar ideias para os leitores. Escreva nos comentários algum exemplo de trabalho voluntário e o contato. Escreva também os benefícios que você percebeu na sua vida, depois de se inserir em algum projeto voluntário. Vamos multiplicar essa iniciativa!

Observação: Em qual lugar do currículo, colocar essa informação? Ao final do currículo, tenha um campo chamado ‘informações adicionais’. Nesse campo será informado os projetos voluntários que já participou e por quanto tempo, além de qual público foi impactado.

Seja voluntário!

Confira também o vídeo sobre voluntariado:

Me escreve em contato@lulindencarreira.com.br. É sempre um prazer te ajudar. Sucesso!

Grande abraço, Lu Linden

Anúncios

Um comentário

  1. Excelente materia!

    Sem dúvidas as entidades sociais necessitam de apoio voluntário. Certamente é uma via de mão dupla: todos saem ganhando!

    Quer ser um voluntário(a) fazendo algo em benefício das crianças e adolescentes da ONG Vida Breve e ainda melhorar seu currículo??

    Procure-nos! A ONG está sempre aberta a novas parcerias!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s