10 perguntas mais usadas nas entrevistas de emprego e dicas para se dar bem nas seleções

Hoje o nosso assunto é ENTREVISTA DE EMPREGO! Conheça algumas perguntas frequentemente utilizadas em entrevistas e prepare-se para processos de seleção e amplie suas chances!

Durante um processo de seleção é imprescindível mostrar-se interessado pela oportunidade de trabalho, além de passar segurança para o entrevistador. Conhecer as possíveis perguntas, pensar nas respostas e, ter um tempo para se preparar potencializam suas chances.

Alguns cuidados são necessários na busca pela vaga: pontualidade, deixar o telefone desligado, cuidado com o asseio pessoal e uma comunicação assertiva.

entrevista 1

Durante a entrevista costumam ser realizadas perguntas referentes a trajetória acadêmica, experiências profissionais, principais competências, principais dificuldades, hobbies e planos para o futuro. Separei 10 perguntas frequentes, para contribuir com a sua preparação e desenvoltura:

1) Conte sobre a sua trajetória profissional. Explique  o que você sabe fazer, desde a sua primeira relação de trabalho.

2) Conte resultados que você teve em uma das experiências anteriores. Fale sobre a elevação do número de clientes em x%, redução da inadimplência, implantação de um novo modelo de gestão.

3) Por que deseja trabalhar nessa empresa? Mostre que você conhece a empresa. Justifique o seu interesse em trabalhar nela.

4) Por que você deve ser o candidato selecionado? Fale dos seus diferenciais/ características e valorize seus potenciais.

5) Conte sobre um desafio/conflito que você encontrou no ambiente de trabalho. Conte como fez para resolvê-lo de maneira harmoniosa.

6) Quais são seus objetivos a longo prazo? Sempre inclua a empresa nos planos para seu futuro, percebendo ela como parte importante da sua vida.

7) Quais seus pontos fracos? Pontos a melhorar? Fale sobre alguma caraterística que já lhe atrapalhou (de maneira suave) e o que está fazendo para minimizá-la. Exemplo: tenho ‘um pouco de dificuldade para falar para números grande de pessoas, assim recentemente me inscrevi em um curso de comunicação, para desenvolver esta habilidade.’

8) Quais são seus hobbies? Fale sobre algo que gostas de fazer no seu tempo livre, exemplo, a prática de um esporte, passeios com a família…

9) O que você conhece sobre a nossa empresa? Antes de participar da entrevista, procure conhecer a empresa através do site, através de alguém que trabalha na empresa.

10) Quais as contribuições que você pensa em trazer para essa empresa nos primeiros 30 dias? Cite algum projeto que já pensou para desenvolver na área. Algo que seria importante para a empresa. Mostre sua iniciativa e motivação.

entrevista 2

Observação: durante a entrevista, você pode ser questionado a ilustrar suas respostas com um exemplo concreto. Exemplo: Ao responder a questão quatro sobre suas características, vamos imaginar que você tenha respondido que é uma pessoa ‘criativa’, aproveite para exemplificar um momento de uma experiência passada em que tenha sido criativo.  A esta modalidade de entrevista, chamamos ‘entrevista por competências’. Fique à vontade para pesquisar sobre esse modelo de entrevista.

É natural que os candidatos fiquem nervosos durante o processo de seleção. Em alguns casos este grau de ansiedade e nervosismo é exagerado, atrapalhando o candidato na sua desenvoltura. Lembre-se que uma boa estratégia para mostrar-se seguro é a preparação. Então, pense sobre as possíveis perguntas que virão e o que você pode responder. Esta preparação vai lhe dar tranquilidade e seu desempenho poderá ser muito melhor.

Vestimenta: Esta ainda é uma dúvida contante e por isso devo falar a respeito. Conheça mais sobre o estilo da empresa e vá de acordo com esse estilo. Algumas empresas valorizam a inovação e autenticidade, são mais abertas, ou seja, não há problema em mostrar sua tatuagem ou ir de tênis. Nesses casos vale o estilo informal. Já algumas empresas são mais tradicionais, então, neste caso vale a discrição e uma vestimenta mais convencional. Cada pessoa tem seu estilo e cada empresa também tem o seu. O melhor é procurar por uma empresa que se parece com o seu estilo, com a qual você tem identificação.

Atenção: muito mais importante do que sua experiência profissional, é seu interesse pela vaga e grau de comprometimento. Demostre isso e sucesso!

entrevista 5

Faça o melhor que puder! E, se o resultado for negativo, entenda que você está mais perto de ser selecionado para outra vaga, pois agora está mais preparado do que antes. Acredite em você e siga buscando!

Me siga também no Facebook e no Instagram @lulindencarreira e inscreva-se gratuitamente no meu Canal do YouTube para ter acesso a outros materiais.

Se você gostou do material, indica para seus amigos e também deixa aqui seu feedback. Outras perguntas e observações também são super bem-vindas. Abraço, Lu

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s