Durante esta crise do coronavírus você precisa de um milagre pra manter a sua família?

Olá leitores! Na coluna passada falamos dos níveis de perfis e como subir esses níveis (se você não viu, acesse aqui). Uma das formas é fazer a reserva estratégica. Se você não a tem ainda, deve ter ficado muito preocupado nesta semana de parada total da maior parte dos serviços, em como continuar pagando as contas da casa, se não tiver o seu salário. Você teve de parar de trabalhar? Ou faz parte do grupo que continuou na ativa (serviços indispensáveis)?

Em algum momento na terapia financeira, falamos sobre a reserva, sua importância e como montá-la. Hoje vou contar pra vocês.

Coluna Ádina - 30.03.20

A reserva estratégica é um montante de dinheiro separado para que você possa cobrir os seus gastos (e da família), por um tempo determinado. Pode ser usado também para um imprevisto, por exemplo, um casamento em que você será padrinho e que não estava programado com antecedência. Também é viável usá-la num imprevisto de saúde. No entanto, você percebe que são raros os momentos de utilizá-la, ok?

Coluna Ádina - 30.03.20 (2)

Para saber a quantidade de dinheiro que você precisa guardar para constituir a sua reserva estratégica, é indiscutível saber qual o seu padrão de vida. Descubra qual o valor que você necessita ter no mês para cumprir todos os compromissos da sua família. O valor da sua reserva estratégica é de pelo menos 6 meses do valor do seu padrão de vida. Vamos dizer, como exemplo, que o seu padrão de vida (da sua família) seja R$ 2.000,00 mensais. Neste caso, o valor da sua reserva estratégica será de R$ 12.000,00.

Para conseguir fazer a economia para juntar este valor, você precisa promover uma verdadeira guerra às dívidas, não fazer novas dívidas de jeito nenhum! Vender bens que não precisa para sua sobrevivência, procurar e colocar em prática todas as ideias possíveis para juntar dinheiro e procurar economizar em todas as ocasiões que você conseguir. Ao menos até você estar com a reserva estratégica montada.

Coluna Ádina - 30.03.20 (3)

Tanto durante, quanto depois da sua tarefa de juntar dinheiro, você precisa investir corretamente a sua reserva financeira. Como você não sabe quando precisará acessar o dinheiro dessa reserva, é imprescindível que ela esteja investida em algum lugar em que você possa resgatar com facilidade. Lembre-se que a reserva é a sua segurança, você não ficará rico com ela, portanto o investimento precisa ter liquidez, afinal, o foco aqui não é rentabilidade. Pra saber mais leia aqui a coluna de investimentos de renda fixa.

Se o seu foco for a reserva estratégica e você conseguir acabar com as suas dívidas, conseguirá subir rapidamente alguns níveis entre os perfis financeiros. E ainda, se ocorrer mais alguma crise, parada geral, doença ou qualquer imprevisto que seja fora do seu planejamento e você não tiver seus ganhos normais, você terá a tranquilidade de ter a reserva estratégica pronta pra ser utilizada.

Aproveite o tempo em casa e estude sobre o que você gosta e também aquilo que você ou sua empresa necessitam. Procure estudar algo que no futuro possa lhe trazer uma recomendação no trabalho, utilize esse tempo livre pra crescer como pessoa.

Coluna Ádina - 30.03.20 (4)

Desejo à vocês uma ótima semana. Estando recluso ou não, seja a sua melhor versão!

Um forte abraço virtual!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s