Será que eu preciso de um terapeuta financeiro?

Muitas vezes ouço perguntas sobre meu trabalho com frases do tipo: “Nossa! Preciso disso!”; “Estou precisando dos teus serviços.”; “Não sei separar o dinheiro do meu negócio do dinheiro da minha casa.”; “Quando eu tiver dinheiro vou te contratar.”

Essa última frase é a melhor, pois se a pessoa já não tem dinheiro hoje e não sabe se organizar, quando será que ela vai ter dinheiro para me contratar? Provavelmente nunca! Pois ela mesma não sabe como mudar isso na sua vida. Todas essas frases são situações do nosso dia-a-dia e, muitas vezes, a gente realmente precisa. Mas qual é a ação que estou tomando para que eu mude isso na minha vida?

É realmente muito difícil e doloroso olhar para algo na nossa vida que não está a nosso contento. Mas por experiência própria digo que olhar para isso e tomar a decisão de fazer algo diferente vai mudar tudo na nossa vida, não apenas a parte financeira. Muda o olhar sobre as coisas e situações.

Coluna Ádina - 16032020

Se você tem alguma dúvida sobre precisar ou não de ajuda para melhorar as suas questões financeiras, aqui vou citar 10 perfis de pessoas com níveis diferentes dentro das finanças pessoais. Do nível 1 ao 7 aparecerão os perfis em que são indicados o trabalho do terapeuta financeiro. Já do nível 8 ao 10, um especialista em investimentos seria o ideal.

Perfil Nível 1: ENDIVIDAMENTO CRÍTICO
Pessoas que possuem dívidas fora de controle, não sabendo por quais começar a pagar primeiro. Tem o CPF negativado com vários registros.

Perfil Nível 2: ENDIVIDAMENTO GRAVE
Não conseguem pagar todas as contas do mês, deixando algumas para trás e aumentando as dívidas em atraso. Tem o CPF negativado com no máximo 3 registros.

Coluna Ádina - 16032020 (2)

Perfil Nível 3: ENDIVIDAMENTO MODERADO
Dívidas incomodam, mas estão sob controle, sendo pagas em dia. As pessoas deste perfil normalmente não tem registros no CPF.

Perfil Nível 4: ENDIVIDAMENTO EVENTUAL
Têm apenas dívidas planejadas, como financiamento de imóvel para morar ou de carro para uso próprio.

Coluna Ádina - 16032020 (3)

Perfil Nível 5: FALSO EQUILÍBRIO
Neste perfil, as pessoas raramente têm dívidas, mas não conseguem poupar, gastando todos os valores que ganham.

Perfil Nível 6: POUPANÇA MODERADA
Pessoas que poupam eventualmente e que já começaram suas reservas estratégicas.

Coluna Ádina - 16032020 (4)

Perfil Nível 7: POUPANÇA PLANEJADA
Poupam para os seus objetivos, porém gostariam de poupar mais. Suas reservas estratégicas já estão completa.

Perfil Nível 8: EQUILÍBRIO
Pessoas que já poupam metade de seus ganhos para garantir um padrão de vida no futuro. Já possuem a reserva estratégica e começam a conhecer os investimentos de renda variável.

Coluna Ádina - 16032020 (5)

Perfil Nível 9: DESPREOCUPADO
Aprenderam que poupar é melhor do que gastar, já investindo em renda variável e começando a receber seus primeiros dividendos.

Perfil Nível 10: INDEPENDENTE
Estão recebendo dividendos como renda, suficientes para manterem um padrão de vida. Já podem trabalhar apenas por prazer e não mais por necessidade.

Coluna Ádina - 16032020 (6)

Agora que vimos estes diferentes tipos de perfis, identifique em qual nível você se encontra neste momento e coloque como meta chegar até o próximo nível. Este já é um bom começo, acredite! Seja totalmente sincero com você mesmo ao fazer essa análise.

Ahhhhh! Você pode estar se perguntando … como fazer para mudar de nível? A primeira coisa a ser ter é foco no objetivo! Parece clichê, mas é mais a pura verdade. De qualquer forma, siga esses passos para saber se você já pode mudar de nível ou não:

  1. Coloca os teus objetivos no papel, sendo bem detalhista;
  2. Escreva quanto custa (caso tenha um preço);
  3. Coloque a data que deseja chegar lá (neste objetivo) ou realizá-lo;
  4. Liste as ações (atitudes) que você precisa fazer, seja a cada semana, a cada dia, ou a cada mês. E não deixe de anotar o porque você deseja chegar, realizar este objetivo.

E então, mantenha o foco no caminho! Esse, sem dúvidas, será um bom início para mudar de nível!

Coluna Ádina - 16032020 (7)

E falando em início, eu lhe desejo uma ótima semana! E na próxima coluna, dia 30 de março, escreverei sobre mais algumas atitudes que você pode tomar a partir de agora para mudar de nível!
Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s