Brechó: comprar roupas de segunda mão é unir estilo e sustentabilidade

Em minha última coluna falei um pouco sobre sustentabilidade através da customização de roupas. Hoje volto a esse assunto de uma forma diferente.

Vamos conversar sobre brechó! Você já foi a algum brechó ou ainda tem aquele preconceito a respeito?

Comprar roupas, calçados e acessórios já usados está se tornando sinônimo de estilo e sofisticação. Segundo pesquisas, o consumo de peças de segunda mão vai superar o fast fashion até 2028.

Pois bem, já antecipo que se você está pensando em um local sujo, fedorento e bagunçado, está muito enganado! Os brechós mudaram e muito! Atualmente são lojas lindíssimas e tão arrumadas quanto lojas de roupas novas. A ponto de muitas vezes confundir seus visitantes.

51c87a9e36b226360f314600cf0be719
Reflexão sobre usar roupas usadas. Fonte: Pinterest

Achei essa imagem acima na internet e achei o texto bem pertinente, principalmente para quem fala: “Aí a roupa tem energia, aí não dá pra usar o que já foi usado por outra pessoa…”. Para pra pensar em quantas coisas usadas convivemos em nosso dia a dia, sem perceber.

“Mas Bruna, o que o brechó tem a ver com sustentabilidade?” TUDO!! Já parou pra pensar em quantas roupas você deixa de usar por não gostar mais, por não servir, ou então aquelas que comprou por impulso e quando chegou em casa “perdeu o brilho”? Todas já passamos em algum momento por isso. Muitos brechós trabalham de forma consignada, você deixa suas roupas lá e assim que são vendidas você recebe uma graninha… Sem falar que além de vender as suas peças, você pode comprar peças, muitas vezes de marcas, com preços muito abaixo do mercado.

Brechó não é lugar de velharia não. É lugar para dar oportunidade para itens esquecidos no armário, de fazer a economia girar e também diminuir o lixo.

9cd87954aeae8ef3ccc5718857797160
Reflexão sobre Desapegar. Fonte: Pinterest

Na imagem acima, vemos uma reflexão sobre como desapegar de seus itens. Quando estiver com dúvida sobre alguma peça, pare e responda essas perguntas.

Existem milhares de opções de brechós online, é só dar um google que se acha, tanto para comprar, quanto para vender. Alguns exemplos dos mais famosos no Brasil: Enjoei, Troc e Repassa.

Aqui em Igrejinha também tem vários. Eu particularmente faz tempo que não visitei nenhum, assim não tenho nenhum para indicar por experiência. Mas de acordo com as redes sociais (sim eu sempre procuro por empresas pelo Instagram e Facebook) e amigas, temos o Brechó da Kary, Brechó da Sol e Brechó da Gê. Eu sei que tem muitos outros, além de eventos de brechó/bazar promovido por entidades e clubes de serviço para arrecadar fundos para campanhas e ações sociais muitas vezes.

82953418_2671749759538920_1293700400741875712_n
Brechó da Kary no bairro Vila Nova em Igrejinha.

Espero que tenham gostado das dicas. Quem sabe não vou em algum desses fazer um “provador” como falam no Instagram, mostrando algumas peças e combinações de looks? Fica a dica aí pras donas dos brechós da região hehehe…

Aguardo vocês na minha próxima coluna.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s