Customização: Está na moda ser consciente

Roupa é comunicação e se vestir é uma forma de expressão. Disso todos sabemos. Ou deveríamos, não é mesmo?

Nós adoramos estar na moda, acompanhar o que os outros estão usando, o que está bombando na TV e principalmente na internet. Em épocas que a cada dia mais a informação está na palma da nossa mão, com a moda não é diferente.

Bom, gostar de moda não necessariamente é “estar na moda”. Já falei sobre isso outras vezes por aqui e bato nessa tecla novamente porque, para mim, o importante é se sentir bem com o que está vestindo.

Alguns dias atrás uma amiga propôs que nos reuníssemos para customizar algumas peças, pensando na sustentabilidade e diminuição de “lixo” das peças que não tem mais serventia. Bom, ainda não começamos os encontros, mas já to falando publicamente que é pra ficar no compromisso…

depositphotos_177325934-stock-video-hand-of-a-young-seamstress

Não vim aqui hoje pra mostrar ideias de customização, até porque a internet já está cheia delas. Quero apenas alertar sobre essa diminuição de consumo, bem como lembrar que essa não é uma “modinha de hoje”. Nos anos 80 os jovens já se utilizavam dessa tendência, riscando suas camisetas e rasgando as calças – o que, convenhamos, até hoje fazemos isso. Muitas marcas também já se utilizaram dessa moda em peças estilo “handmade” (feito à mão) vindas direto de fábrica. Algumas marcas até trabalham com personalização/customização em seus e-commerces.

Vamos combinar, quanto mais peças customizadas a gente vê por aí, mais vontade a gente tem de mexer nas peças que estão no nosso armário. A customização permite recuperar peças sem uso de maneira criativa, para que ela se torne atual. Sem esquecer que deixar a criatividade fluir nos permite dar personalidade e a nossa cara às peças.

Já ficou pensando em diversas peças que estão paradas no armário, mas não sabe o que fazer? Então, aí vai, só pra não dizer que não dei algumas ideias:

Use patches: Pode ser em camisetas, calças, bolsas e até sapatos. Eles são de fácil aplicação e existem milhares de desenhos por aí. São vendidos em lojas de armarinho e para aplicar, geralmente é só usar o ferro de passar roupa e uns pontinhos de costura a mão.

patcheee
Roupas com aplicação de Patches

Cortes: Diminua a calça jeans, deixe a barra desfiada, corte aquela camiseta e faça um nozinho pra ficar mais justa no corpo. Você precisa apenas de uma tesoura e perder o medo hehe…

camiseta cortdada
Ideia de camiseta cortada com nózinho

Escreva: Escreva frases ou palavras com algum significado par você. Pode ser com tinta de tecido, com tecido recortado ou até bordado com linhas – claro que bordar requer um pouco mais de paciência e habilidade, mas é só olhar uns tutoriais no Youtube que aprende fácil.

Transforme: Já pensou que uma camisa pode virar uma blusa? Ou quem sabe uma calça se transformar em uma saia? Uma bolsa virar uma pochete… Existem milhares de possibilidades quando se trata de transformação de roupas.

83e01f3be4910188dd4c4d25074545aa
Calça transformada em vestido

Espero que você possa ter tido algumas ideias. Aproveita que é início de ano, abre teu armário, vê o que não tem mais uso, separa algumas peças para doação e também separa aquelas peças queridas para dar uma customizada e voltar a usá-las. Tenho certeza que pelo menos uma ideia você vai ter. E não esquece de compartilhar comigo!

Use a #dicasdabruna e vamos compartilhar por aqui 😀

Me siga no Instagram @brunadeleao que também vou compartilhar as minhas dicas por lá.

Até a próxima coluna…

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s