Rheinheimer Design: empreendedor une arte e sustentabilidade em marca de móveis e decoração

Com ares vintage e consciência sustentável, itens feitos a partir de reaproveitamento de materiais vem ganhando cada vez mais espaço e conquistando admiradores. Além disso, outro ponto a favor é a exclusividade: cada peça é única. Visando sempre a sustentabilidade e a beleza rústica, a Rheinheimer Design vem se consolidando no mercado de móveis e produtos de decoração produzidos com madeira proveniente de demolição, madeira descartada, de reúso e reflorestada. Criada e comandada por Maicon Rheinheimer, em 2015, a partir do seu hobby e interesse em mexer com madeira, a marca vem criando peças de alta qualidade, cheias de estilo e personalização. “Fui comprando algumas ferramentas e fazendo algumas coisas em casa. Quando fiz meu primeiro móvel, a primeira pessoa que viu, perguntou se eu não queria vender. Na hora eu disse que sim, chutei um valor e fiz a venda. Então aí começou tudo”, recorda-se.

Mesmo sem conhecimento técnico ou específico, o que começou como um passatempo, tornou-se um negócio. “Sempre fiz muita pesquisa na internet, em grupos de marcenaria do Facebook, além de vídeos no Youtube. Assim comecei a comprar algumas ferramentas e em cima das pesquisas que fiz ia aprendendo aos poucos a usá-las”. No início, assim como muitos empreendedores, Maicon conciliava sua marca com um trabalho formal em uma empresa de calçados. Foi somente em 2017 que ele saiu deste trabalho e passou a dedicar-se em turno integral a sua marca. No ano seguinte, iniciou um curso de marcenaria técnica no Cimol, em Taquara, para aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos.

 

Rheinheimer Design (1)
Primeira peça produzida, em 2015, apenas com ferramentas manuais.

A Rheinheimer Design tem foco na confecção de mobiliário moderno e rústico e decoração, tudo em madeira, além de alguns trabalhos de restauração de móveis e peças. É possível fazer encomendas ou adquirir peças prontas e as vendas são feitas, em sua maioria, através das redes sociais. A empresa está localizada na Rua Osvaldo Cruz,  299 no Centro de Igrejinha, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. As criações podem ser conferidas através do Instagram @rheinheimerdesign e do Facebook da marca. Contato pelo telefone/Whats 51-99530.1188.

 

Uma empresa com propósito

Maicon alcançou aquele que é o desejo de muita gente: viver da sua arte. Isso porque realiza seu trabalho com talento e compromisso, onde cada peça produzida pela Rheinheimer Design é única. “O fato de eu usar madeira de demolição e madeiras que eu encontrava descartadas na rua, me fazia entender que aquelas peças já tiveram uma história. São parte de um móvel antigo ou até de uma casa que foi demolida. Tento preservar ao máximo as marcas do tempo e desgaste delas, transformando em outra peça que não apague a sua antiga história e ainda permita contar novas”, registra.

Ele destaca que, para empreender no Brasil é preciso ser muito criativo e que não dá para desistir no primeiro tombo. “Meus produtos tem personalidade e qualidade a um custo benefício muito bom. O que me ajuda muito nas vendas também são as indicações de clientes”, destaca como receita para os resultados que vem alcançando.

Empreendedor faz tudo

Maicon trabalha sozinho, e assim todo o processo de produção é conduzido por ele: desde o projeto até a entrega para o cliente. Mas engana-se quem pensa que ele é o responsável só pelo produto em si da marca. É ele quem cuida do marketing, do comercial e quem participa de feiras para divulgar o trabalho. O próximo lançamento será um site e ecommerce para expor e vender os produtos. E quem está fazendo? O próprio. “Meu próximo passo é a conclusão de um site que eu mesmo estou fazendo. Mesmo sem conhecimento algum, apenas vontade e metendo a cara. Já tive trabalhos vendidos para todo o Brasil e algumas peças até para o exterior, como Canadá e Argentina”, conta enquanto projeta a expansão do negócio.

Maicon concluiu o ensino médio e não fez uma faculdade. Na prática foi desenvolvendo as habilidades necessárias para cuidar da sua empresa. “No começo fui aprendendo com os erros a administrar tudo. Creio que hoje, depois de quase 5 anos de marca, já melhorei bastante nesse quesito, mas ainda tenho muito a melhorar”, conta. Para ele, é importante sempre buscar conhecimento, pesquisar que tipo de produto apostar e em qual  divulgação deve fazer. “Já que não tenho loja física, minha divulgação é quase 100% na internet e também alguns parceiros que exponho alguns produtos”, conta.

 

*Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s