Molas propulsoras

Em diferentes oportunidades, abordei sobre características únicas de cada um de nós e o quanto isso nos torna diferentes uns dos outros. Únicos, sem querer insistir na redundância.

E assim, cada um tem dentro de si suas motivações, aspirações, medos, frustrações e desafios. Claro que temos muita coisa que nos aproxima de outras pessoas: esportes em comum, hobbies, histórias parecidas, valores e princípios. Com algumas pessoas de nossas relações, criamos laços mais fortes, por conta de uma identificação maior. E esses laços podem se transformar em casamentos, amizades duradouras, trabalho.

2019 11 19 Molas II

Temos, dentro de nosso coração e de nossa mente, “molas propulsoras” que nos levam a buscar nossos objetivos. Algumas dessas “molas propulsoras” são temporárias, mas outras, de forma mais intensa, sãos nossas molas propulsoras permanentes.

Para alguns, uma das molas propulsoras permanentes é a família. Não precisa ser uma família grande, numerosa. Basta ter colo, carinho, acolhimento, inspiração e até mesmo cobrança, quando necessário. Eu, por exemplo, tenho uma fonte de inspiração diária desde fevereiro de 2019, quando fui abençoado com a vinda do Henrique. Talvez a palavra aprendizado caiba melhor nessa relação de pai e filho.

2019 11 19 Molas III

Outra mola propulsora permanente pode ser o trabalho. Não é preciso ganhar milhões: nos tornamos vencedores e motivados ao fazer aquilo que realmente gostamos, aquilo que desenvolve nosso melhor, nossas maiores aptidões. Não precisamos saber tudo, se soubermos complementar nosso trabalho com “o melhor” de outras pessoas.

É claro que não se pode deixar de fora os amigos, aqueles de fé, que tantas vezes já citei em diferentes colunas. Tem amigos que se tornam família de coração, fazendo valer ao extremo a frase “os dispostos se atraem”.

2019 11 19 Molas V

Mola propulsora permanente é também a vontade de fazer o melhor em atividades voluntárias, sejam elas quais forem, seja quem forem os beneficiados: pode ser uma escola, pode ser um hospital, podem ser animais abandonados, podem ser crianças em situação de vulnerabilidade.

Nossas molas propulsoras permanentes envolverão, via de regra, esperança, dedicação e amor. E o resultado envolverá realização, felicidade, energia, recomeço, ciclo contínuo, melhoria contínua. Algo propulsor é algo que causa desenvolvimento, avanço, movimento, mas ao mesmo tempo, as nossas molas propulsoras permanentes são também nosso apoio, porque nos firmam, nos sustentam, nos encorajam a avançar… E realizar!

2019 11 19 Molas I

Não é o que os outros pensam sobre os nossos sonhos, nem aquilo que aparece nas redes sociais, que vai identificar a nossa essência. Nossa essência, nossa energia vital e contínua, vem do nosso interior, do nosso “coração”, daquilo que acreditamos. Talvez as palavras ideais para sintetizar toda a abrangência e capacidade de nossas “molas propulsoras permanentes”, de nossos apoios, sejam esperança e sonhos. Porque esperança e sonhos são os elementos de nossa mais importante capacidade: a de realizar! E de realizar-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s