Licenciaturas da Faccat comemoram 20 anos e Pedagogia celebra 33 anos de atuação

A emoção tomou conta da integração de comemoração dos 20 anos dos cursos de História, Letras e de Matemática, e dos 33 anos dos cursos de Pedagogia das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), na manhã de 26 de novembro. Um café colonial foi o ponto de partida dos abraços, dos reencontros de egressos com seus mestres e dos atuais acadêmicos das licenciaturas da Faccat. Um momento ímpar que fez as lembranças do passado voltarem como num toque de mágica. Homenagens aos ex-coordenadores também foram feitas, além de uma homenagem ao corpo docente da Instituição e aos professores que foram formados pela Faccat e que atuam pela região e pelo Estado. O encontro ocorreu no foyer do Centro de Eventos.

O diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, reforça a importância de formar professores com qualidade de forma concreta, por meio do verdadeiro ensino. “A Faccat mudou a cara da região. Ela é a Instituição mais importante do Paranhana. O melhor da região se encontra aqui no campus. Os professores formados pela Faccat fazem a diferença no ensino. Tenho orgulho de termos preparado pessoas competentes, dedicadas. Na maioria das escolas tem alguém formado pela Faccat, para dar sentido à verdadeira educação”, enfatiza Backes.

Os atuais coordenadores

A coordenadora do curso de História, Andrea Petry Rahmeier, comenta que ao longo do tempo, o curso construiu a história regional do Vale do Paranhana. “Estamos comemorando a resistência de sermos professores e professores com excelência. O curso de História significou ações de pesquisa pela região, como os inventários, várias publicações que contam a história da região. Entre elas, material sobre a Ciranda, o acervo de história regional, que faz parte do nosso laboratório de História. Tudo isso criou vínculos e uma identidade de excelência na construção da história regional”, revela Andrea.

Há 20 anos na liderança do curso de Letras, a professora Liane Muller relembra todo o processo de formação do curso e dos professores que fizeram e que ainda fazem parte dessa trajetória. “Estamos juntos sempre pela Educação. Somos um só. São pelos alunos que trabalhamos”, enfatiza a coordenadora do curso de Letras.

O coordenador do curso de Matemática, Magnus Ody, também ressalta que é um orgulho muito grande em representar um curso que já formou centenas de professores de matemática, que estão atuando pela região. “Eu só tenho motivos para agradecer porque temos muitos motivos para estar aqui. É um dos momentos mais importantes da minha vida. Eu fui aluno da Instituição, os nossos colegas professores foram os meus professores, e hoje estou com uma responsabilidade muito grande em representar o curso que já formou muitos professores de matemática. A qualidade se dá focada no aluno. Não só no processo de ensinar, mas no processo de aprender”, salienta.

Maria de Fátima Reszka, coordenadora do curso de Pedagogia, diz que nesses 33 anos de caminhada, muitos frutos bons já foram colhidos. “Não é por nada que estamos aqui comemorando estes 33 anos.  Eu faço parte deste curso há 23 anos e para nós é uma grande satisfação olhar para o rosto de cada um e saber que a gente fez parte da formação de cada um de vocês”, comemora.

*Foto: Claucia Ferreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s