33ª Oktoberfest de Igrejinha inicia em clima de retomada e alegria

A festa da retomada, dos reencontros, dos abraços, da celebração da vida e da alegria. Assim foi definida a 33ª Oktoberfest de Igrejinha, que iniciou nesta sexta-feira (14), no parque de Eventos Almiro Grings. A retomada da maior festa comunitária do Brasil foi marcada por grande presença do público, atrações culturais e musicais, gastronomia típica e muita diversão. Reunindo diversas autoridades e a imprensa, a solenidade ainda contou com apresentações artísticas e culturais da Associação Cultural Kirchleinburg e apresentações musicais da Banda de Música do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio do Sinos e da banda típica Alles Bier.

Durante a cerimônia oficial, o presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest (Amifest), Tiago Petry, ressaltou a importância desta retomada. “Após um longo período de isolamento social e perdas irreparáveis, sem a realização da festa, recomeçamos a escrever belos capítulos da história da nossa Oktober, celebrando a vida e a alegria”, pontuou. O presidente ainda destacou o trabalho de mais de 3 mil voluntários que fazem a festa acontecer. “Sempre tivemos esperança e confiança de que ao final da pandemia tudo seria superado. Isso só foi possível através da dedicação de vários voluntários, em uma cidade no interior do Brasil, o que mostra que é possível fazer uma festa diferente e com cunho social”, complementou.

A cada edição da Oktober de Igrejinha, entidades são beneficiadas com os repasses provenientes dos resultados da festa. “Assim, a segurança, a saúde e a educação são os maiores beneficiados. Não somos apenas uma festa, representamos a alegria, a cultura e o voluntariado, sempre com o propósito de gerar benefícios econômicos, sociais e culturais. Unidos trabalhamos e juntos dividimos os desafios e as decisões importantes e difíceis. Igrejinha é e faz diferente!”, finalizou. Em 2019, na última edição presencial da festa, a organização repassou cerca de R$ 3,2 milhões em prol de entidades da região.

Ainda durante a solenidade, o prefeito municipal de Igrejinha, Leandro Horlle, saudou a todos os voluntários e relembrou a história do município. “A cidade de Igrejinha foi edificada a várias mãos, com nossos imigrantes, e assim também é a Oktoberfest de Igrejinha”, comparou. Horlle ainda lembrou que a Oktober é o maior ícone cultural da cidade. “Nosso município é lembrado graças à Oktoberfest. Aqui, nós amamos essa festa. Nós fazemos com coração, por amor à cidade e às pessoas”, complementou.

Já o governador de Estado, Ranolfo Vieira Junior, destacou a satisfação em estar na Capital Estadual do Voluntariado. “Essa é a maior festa comunitária do país. Uma festa que representa a cultura germânica e traz desenvolvimento econômico para nosso estado”, ressaltou o governador, lembrando a importância desta retomada e traçando um histórico da Oktoberfest no mundo e no Brasil.

Programação segue com Aquece Oktober no sábado e show da dupla Maiara e Maraísa no domingo

No primeiro Super Sábado da Oktober (15), as festividades iniciarão às 12h, com entrada franca até às 16h30. O Desfile Oficial acontecerá a partir das 14h, na Av. Presidente Castelo Branco em direção ao Parque da Oktoberfest. Em caso de chuva, o mesmo será transferido para o dia 22/10, às 14h. A tarde ainda contará com diversas atividades, como: Aquece Oktober (festa open bar de chopp em ambiente exclusivo); Agita Oktober (trio elétrico com DJs); Jogos Germânicos; Encontro de Soberanas de Festas da Região e dois momentos de Chopp AMSTEL em Dobro em todo Parque. Entre as bandinhas de baile do dia, estarão: Banda Brilha Som, Flor da Serra e Banda Aquarela.

Já no domingo (16), o parque abrirá às 10h, com entrada franca até às 12h. Ainda pela manhã acontecerão os Jogos Germânicos Escolares e, à tarde, Apresentações Artísticas, Culturais e Folclóricas. O dia ainda contará com momento de Chopp AMSTEL em Dobro em todo o Parque e, às 20h, show da dupla Maiara e Maraísa. Entre as bandinhas típicas itinerantes do dia, estarão: banda Típica Macega Show, Banda Típica Macht Musik, Banda Típica Tannenwald e Banda Típica Imigrante.

*Fotos: Paty Amaral e Lidiani Lehnen

Um comentário

  1. […] O Cônsul-Geral da Alemanha para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Milan Andreas Simandl, esteve em Igrejinha no último dia 14 de outubro. Na oportunidade, ele visitou alguns pontos turísticos e históricos do município durante a tarde e, à noite, participou da cerimônia de abertura da 33ª Oktoberfest de Igrejinha. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s