Fotógrafa Paty Amaral celebra 15 anos de carreira eternizando momentos com sensibilidade

“O mundo da fotografia não é apenas mágico porque nos possibilita contar histórias em lindas imagens, mas porque nos dá a oportunidade de ser convidados a honrar a história. Adentrar um mundo pessoal e íntimo e poder, com o meu olhar, com o meu sentir profundo, traduzir essas emoções em imagens”, declara a fotógrafa Paty Amaral, que no mês de setembro completou 15 anos de profissão. Um tanto além dos cliques, ela acredita que o seu trabalho com a fotografia tem como objetivo despertar a potência de curar, de promover o encontro das famílias, de criar rituais de autocuidado, de ser diversão, alegria e celebração a vida. “Nunca foi só fotografar. O que eu mais amei sempre são os encontros”.

Sua história com esta arte começou quando ela tinha apenas 14 anos e foi convidada para trabalhar com assistente de fotografia. Ainda era tempo de câmeras analógicas e o digital começava a surgir em sua terra natal, São Luís Gonzaga. A experiência não durou muito e ela atuou nas áreas de beleza, arte e dança por um tempo. Quando ela tinha 18 anos, recebeu o convite da irmã e do cunhado, aos quais se declara muito grata, para ser sócia em um estúdio de fotografia, iniciando sua trajetória no Vale do Paranhana. Em 2011, ela assume sozinha a direção do estúdio. “Na sequencia engravidei e a vida foi acontecendo. Foi aí que foco para fotografia de família tomou muita força”, relembra.

Nesses 15 anos, muitas águas rolaram e muitas mudanças aconteceram. Ao longo dos anos, Paty foi migrando o seu estilo de fotografar para estar alinhada com seus princípios. Após alguns momentos de dificuldade pessoal e fazendo o seu caminho de cura, ela entendeu que ter apoio é tão importante quanto ser o apoio de alguém. “Tudo o que venho colhendo através das minhas experiências, conhecimento e sabedoria interna, pode ser auxílio e o conforto de alguém que se aproxima. As pessoas me encantam com suas histórias de força, coragem, fé, suas histórias de amor, de superação e a beleza de ser aprendiz”, reflete.

Atualmente, Paty atende em um estúdio de luz natural e superaconchegante em Três Coroas, localizado na Rua Mundo Novo, 160, no Centro. Seu foco são fotografias de família, gestantes, bebês e crianças, além de rituais fotográficos da cura do feminino. Também realiza ensaios em ambientes externos, de acordo com a preferência e conexão do cliente. Além do trabalho como fotógrafa, ela também atua como docente no Senac Taquara, ministrando aulas de Fotografia para a formação de novos profissionais. “À medida que ensino, também aprendo muito e essa experiência tem sido incrível”, revela.

Ser e fazer parte de tantas vidas

Paty se orgulha de, nestes 15 anos, ter acompanhado tantas histórias, o crescimento de muitos bebês e muitos momentos na vida das famílias. Além do clicar em si, ela relembra que foram muitos colos, que ensinou massagem para cólica do bebê, auxiliou na aprendizagem da amamentação com algumas mães recém-paridas. “Já recebi inúmeras formas de reconhecimento, mas a melhor delas é impagável. E se trata daquelas que a gente leva pra vida e segue chamando de amigos. Nesse momento me emociono muito ao relembrar de tantas histórias que eu já vivi. Já fui até homenageada na escola, por uma ‘mini-cliente’, que disse eu ser fonte de inspiração e admiração”, emociona-se.

Com propósito e missão bem definidos, Paty segue confiando no que é e no que a traz bem-estar. “São 15 anos de fotografia, vivências, experiências, altos e baixos. Que venham mais 15, 20, 30, 60 anos. Afinal, a vida está aí, acontecendo o tempo todo e a minha sensibilidade a disposição de todos aqueles que acreditam na minha arte”.

Se ela pudesse resumir em uma frase o que a fotografia significa em sua vida, diria: “Entre tudo o que não vejo aos olhos racionais da mente humana, eis que o coração capta e pelo vibrar da alma transformasse em divina luz, derramando-se em lindos retratos.”

O trabalho de Paty Amaral pode ser acompanhado no Facebook e no Instagram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s