Caminhada de Saúde no sábado abrirá a programação do Outubro Rosa em Taquara

A partir deste sábado (1°), iniciam em Taquara as ações para o Outubro Rosa, o mês de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. O Município terá uma programação completa ao longo das próximas semanas, reunindo atividades como caminhadas, serviços de lazer, seminários, entre outras ações, além de atividades alusivas à campanha em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Preparamos com muito carinho uma programação que busca reforçar a importância da realização de consultas de rotina como forma de prevenir ou identificar precocemente o câncer de mama. Todas as mulheres taquarenses estão convidadas a prestigiar as atividades do próximo mês em nossa cidade”, avalia a prefeita Sirlei Silveira. A realização do Outubro Rosa é da Prefeitura de Taquara, Hospital Bom Jesus, Laços de Amor, Sesc, Clube Lions, Hinode, Faccat, Unipacs, Rotary Club e Oncoprev.

Caminhada de abertura

O primeiro evento será a Caminhada da Saúde neste sábado (1º), organizada pelo Laços de Amor, com saída às 9h da Câmara de Vereadores, em direção à Praça Marechal Deodoro, no Centro da cidade. Também na praça, será realizada das 9h às 17h a Feira de Artesanato e Agricultura Familiar alusiva ao Outubro Rosa. Além disso, as visitantes terão acesso a diversos serviços gratuitos no local, com foco na educação, saúde e beleza, entre 10h e 13h.

A programação segue na próxima semana. No dia 6, haverá o Chá Rosa, no espaço da Igreja Visão Familiar. No dia 20, será realizada a ação Laço Rosa à Mulher Vitoriosa, na Câmara de Vereadores. Em 23 de outubro, o Campo do Taquarense recebe a Pernada Esportiva. No dia 24, está programado para ocorrer o Seminário Outubro Rosa, no auditório da Faccat. O último evento será o Chá das Patronesses, no Clube Comercial.

Importância do diagnóstico precoce

A secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva, abordou sobre a importância de campanhas de conscientização como o Outubro Rosa, que permitem o alcance de um número maior de pessoas. “Cerca de 95% dos casos identificados em estágio inicial têm chance de cura. Entre as formas de detecção do câncer de mama está o autoexame. Através dele, mais de 80% dos tumores são descobertos”, explica. Ela completa que é importante que as mulheres verifiquem se há alguma alteração nas mamas, e procurar por ajuda médica nestes casos. “O diagnóstico precoce também pode ser descoberto com a mamografia. Por isso, se você perceber algo de diferente no autoexame, procure por um médico o mais rápido possível”, finaliza.

Programação do Outubro Rosa em Taquara

  • 1/10 – Caminhada da Saúde, com saída em frente à Câmara de Vereadores, às 9h; Feira de Artesanato e Agricultura Familiar alusiva ao Outubro Rosa, na Praça Marechal Deodoro, das 9h às 17h; Serviços gratuitos de beleza, saúde e educação, na Praça Marechal Deodoro, das 10h às 13h;
  • 6/10 – Chá Rosa, no espaço da Igreja Visão Familiar, às 19h;
  • 20/10 – Laço Rosa à Mulher Vitoriosa, na Câmara de Vereadores, às 18h;
  • 23/10 – Pernada Esportiva, no Campo do Taquarense, às 10h;
  • 24/10 – Seminário Outubro Rosa, no auditório da Faccat, às 19h30;
  • 26/10 – Chá das Patronesses, no Clube Comercial, às 19h;

Ao longo de todo o mês de outubro – Atividades alusivas ao Outubro Rosa em todas as Unidades Básicas de Saúde de Taquara.


*Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s