Secretária estadual de cultura participa da abertura do 29º Festivale, em Rolante

A importância do Festival de Teatro do Vale do Paranhana (Festivale) foi endossada com a presença da secretária de cultura do RS, Beatriz Araujo, que participou da abertura oficial do evento. Este é o mais antigo do gênero no Estado, realizado ininterruptamente no município de Rolante há quase três décadas, desde 1994. A edição de 2022 acontece de 28 de junho a 03 de julho, na Sociedade Carlos Gomes – Rua Carlos Huff, nº 219 – no centro de Rolante. O festival é uma promoção da Prefeitura Municipal de Rolante, organizado pelo Departamento de Cultura, com apoio da Secretaria de Educação, que oferece transporte para as escolas, para que os alunos assistam pelo menos a um espetáculo.

Na cerimônia de abertura, Beatriz Araujo enfatizou a importância do Festival de Teatro do Vale do Paranhana, que depois de dois anos em formato online, retornou ao seu formato original. “Estávamos com saudades de prestigiar espetáculos e do contato com o público. O Festivale é o festival de teatro mais antigo do RS e é feito com muito profissionalismo, tanto que alcançou visibilidade nacional. Estamos todos ansiosos para assistir novamente as apresentações ao vivo, com a interação entre a plateia e os atores, que só o teatro no seu formato tradicional permite. Parabéns aos gestores municipais de Rolante e aos grupos teatrais participantes que vão proporcionar, sem dúvida, um belo espetáculo para a comunidade”, finalizou.

Após o cerimonial houve a apresentação do grupo Bando de Brincantes, primeiro espetáculo concorrente no festival, sucedido por um bate-papo do grupo com os avaliadores (Plínio Mosca, Dionatan Rosa e Carolina Reichert), momento de grande relevância para troca de experiências e aprendizado.

Festivale

O festival iniciou em caráter amador, mas hoje ocorre em nível profissional, tendo alcançado visibilidade nacional. A organização recebeu inscrições de 30 espetáculos de diversos estados brasileiros, sendo 16 do Rio Grande do Sul, dois de Santa Catarina, três do Paraná, seis de São Paulo, dois do Rio de Janeiro e um do Amazonas. Desses, 12 foram selecionados para a mostra competitiva e mais quatro se apresentarão como convidados, totalizando 16 espetáculos nos seis dias de Festival.

*Fotos:  Adriana Bagatini

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s