Alunos da rede municipal de Taquara assistem concerto e bate papo com a Orquestra de Câmara da Ulbra

A Orquestra de Câmara da Ulbra encantou em Taquara nesta segunda-feira (27). Através do projeto Concertos Didáticos, promovido há mais de 15 anos, os músicos se apresentaram no auditório do Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (Iacs), para cerca de 300 alunos de quarto e quinto ano, da rede municipal de ensino. O projeto é uma realização da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo – Governo Federal.

Os concertos são gratuitos e tem o objetivo de levar aos estudantes a música orquestral de forma didática, possibilitando a interação das crianças em momentos de participação das mesmas. De acordo com o regente Tiago Flores, o repertório inclui composições de Vivaldi, Mozart, Luigi Boccherini, do filme Aladdin, do folclore brasileiro e Danças Gaúchas, de Alfred Hulsberg. Durante a apresentação, Flores explica aos estudantes cada um dos instrumentos e alguns ritmos tocados pela orquestra.

Além do concerto, os estudantes participaram de um momento de aprendizagem e novos conhecimentos sobre música, regência e instrumentos tocados pelos músicos; os de cordas: violino, viola, violoncelo e o contrabaixo que é o som mais grave da orquestra e os instrumentos de percussão como o pandeiro, tambor, triângulo, prato, agogô, blocos, caixa clara e bateria. “Podemos fazer uma comparação da construção de uma casa com os instrumentos de cordas tocados pela orquestra, onde o contrabaixo seria o piso; os violoncelos as paredes; as janelas e portas seriam as violas e os telhados os violinos, pois os instrumentos mais graves têm menor quantidade”, explicou Flores.

Oficina a professores

Na próxima quarta-feira (29), no Centro Educacional Indio Brasileiro Cezar, cerca de 20 professores da rede pública municipal participarão de uma oficina do projeto Concertos Didáticos com a Orquestra de Câmara da Ulbra. “Esta oficina é atrelada a este momento com os alunos e objetiva passar aos professores do Ensino Fundamental conhecimentos musicais para serem trabalhados em sala de aula com os estudantes”, menciona o diretor de Cultura, Luciano Salvaterra. “Música é cultura e vamos continuar buscando cultura para a nossa comunidade”, pontuou o diretor.

*Fotos: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s