Feira Nacional do Leite foi um dos destaques do 6º Igrejinha Mix

Cada edição do Igrejinha Mix sempre contempla alguma feira itinerante voltado ao agronegócio e, em 2022, foi a vez do gado holandês, celebrado através da Feira Nacional do Leite (Fenaleite). A atração faz parte do circuito de excelência da raça holandesa organizado pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), que durante todo o evento realizou provas de morfologia e produtividade dos animais. As atividades puderam ser conferidas pelo público presente no evento em comemoração aos 58 anos de Igrejinha, realizado de 10 a 12 de junho, no Parque de Eventos Almiro Grings.

A produtividade foi observada através do Concurso Leiteiro, uma série de ordenhas e pesagens do leite produzido pelas vacas holandesas. Já a prova morfológica foi realizada em terneiros, novilhos, vacas, entre outros, tendo como júri o vice-presidente técnico da entidade, José Ernesto Ferreira. Foram mais de 60 animais em pista com produtores vindos de todas as regiões do Rio Grande do Sul.

O Circuito Leiteiro passou pela Expoleite e Fenaleite e finaliza seu percurso na Expointer, onde é premiado o Gado Holandês de maior destaque nacional. As premiações realizadas no Circuito Leiteiro buscam incentivar a qualidade do leite produzido no Rio Grande do Sul, além de valorizar os produtores que se empenham no cuidado com os animais. A vaca vencedora da categoria adulta do circuito realizado no Igrejinha Mix somou mais de 80 quilos de leite por dia. No sábado a tarde, o tradicional Banho de Leite, realizado com leite de descarte e impróprio para consumo humano misturado com água, consagrou o final da mostra competitiva, que teve sua premiação oficial à noite.

Valorização da raça e contato com o público em destaque

Durante toda a participação da Feira Nacional do Leite na 6° Edição do Igrejinha Mix, além da premiação característica da feira, a interação entre o público urbano e os produtores de gado leiteiro foi um dos pontos principais da programação, unindo quem produz a quem consome.

O Secretário de Agricultura de Igrejinha, Neimar Parreira, destaca que o contato do público com os animais é o grande diferencial. “A comunidade teve a oportunidade de conhecer ainda mais o trabalho que é desenvolvido pelos produtores agrícolas e criadores. É um esforço constante e fundamental para a nossa cidade e toda a região. Saber que os visitantes puderam ver de pertinho como é o cuidado com cada animal, além de interagir com eles, nos faz ter a certeza de que todo o empenho da agricultura familiar de Igrejinha será ainda mais reconhecido pelos moradores”, afirma.

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês (GADOLANDO), Marcos Tang, ressalta que a exposição trazida para a cidade contou com mais de 50 animais em pista, número este que é o necessário para possibilitar o ranqueamento. Estiveram presentes terneiros, novilhos, vacas, e outros, divididos em diversas categorias.     

O prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle, destaca que ter a presença da Feira Nacional do Leite na 6ª edição do Igrejinha Mix trouxe ainda mais reconhecimento ao evento. “A Fenaleite é conhecida de forma regional e nacional pelo Circuito Leiteiro que realiza, além das premiações morfológicas. Ter ela acontecendo aqui em nossa cidade, especialmente durante as comemorações dos 58 anos de Igrejinha é, sem dúvidas, motivo de muita alegria. Isso só mostra o grande potencial que Igrejinha tem, tanto na agricultura familiar, como na criação de animais”.

*Fotos: Prefeitura Municipal de Igrejinha/Divulgação

Publicidade

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s