Fabrício Carpinejar é escolhido como patrono da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre

O escritor Fabrício Carpinejar foi anunciado, na manhã desta segunda-feira, 27, como o Patrono da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre. O evento está marcado para os dias 29 de outubro a 15 de novembro, com o tema “Para Ler um Novo Mundo”.

Com 47 livros publicados e mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o Prêmio Jabuti, Carpinejar é um dos escritores contemporâneos brasileiros mais reconhecidos do país. As obras transitam entre diversos gêneros como poesia, crônicas, infanto-juvenis e reportagens.

O novo patrono é jornalista com experiência em programas de rádio e TV, ator interpretando suas crônicas, palestrante e escritor premiado. Tem três milhões de seguidores nas redes sociais. Ele é filho da poeta Maria Carpi, patrona da Feira do Livro de 2018.

Seu livro mais recente é “Coragem de Viver” (Editora Planeta), escrito em homenagem à sua mãe e à figura materna. A obra “Colo, por favor!“(2020), a primeira análise sobre o isolamento social, já está na sétima edição e “Cuide Dos Seus Pais Antes Que Seja Tarde” (2018), figurou entre os mais vendidos no país na categoria Não Ficção, de acordo com a lista da revista Veja e foi tema do TEDx Fortaleza de 2019.

Foto: Reprodução página no Facebook Fabrício Carpinejar

“Essa Feira do Livro é significativa emocionalmente para colarmos as partes quebradas dentro de nós (…) Depois de um longo período de isolamento poderemos sorrir pelos olhos, ainda de máscara. Poderemos entender o quanto estamos sedentos de cultura, famintos, o quanto a gente quer estar de novo de posse da nossa cidade”, disse Carpinejar sobre a volta da Feira para a Praça. 

Fabrício Carpinejar assume o posto do escritor Jeferson Tenório, que enfrentou os desafios da única Feira totalmente online, em razão da pandemia. Tenório foi o primeiro patrono negro e o mais jovem a ser escolhido, aos 43 anos.

Retorno de atividades presenciais

Depois de um ano somente com programação virtual, a Feira do Livro de Porto Alegre volta às ruas do Centro da Capital em 2021. O evento acontecerá novamente na Praça da Alfândega, em modelo híbrido, com livreiros e atrações culturais diversas. Segundo a Câmara Rio-Grandense do Livro, 56 associados estarão com barracas com as tradicionais dicas de leitura, descontos e saldos. A 67ª edição também promoverá 36 encontros em lives transmitidas, entre 18h e 19h30, de um estúdio criado no Memorial do Rio Grande do Sul.

*Foto de capa: Diego Lopes | Feira do Livro de Porto Alegre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s