Em formato inédito, Feira do Livro de Porto Alegre inicia nesta sexta-feira

Inicia nesta sexta-feira, 30 de outubro, a 66ª edição de uma das maiores feiras literárias do país, a Feira do Livro de Porto Alegre. Considerada referência por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da formação de leitores e de mediadores da leitura, além de uma programação cultural 100% gratuita, em 2020, em função da pandemia, a Feira acontece, excepcionalmente, em ambiente virtual, até o dia 15 de novembro.

Num ano de incertezas, a aliança com o digital possibilita novos diálogos e novos modelos para o comércio de livros. Assim, a Feira do Livro de Porto Alegre 2020 quer falar e ler sobre literatura e liberdade de expressão, passando por diversidade, pandemia, sustentabilidade e ciência. Janelas, lives e livros: o mundo que está ao alcance do nosso olhar.

No total a Feira contará com 36 eventos e 90 convidados. Para conferir a programação oficial completa, acesse o link. Haverá também uma programação especial que pode ser acessada através deste link. Além da ampla programação cultural, com bate-papo com artistas, será possível adquirir livros através do site do evento, na aba Expositores. Serão 50 bancas com livros à venda na plataforma.

O Patrono – Jeferson Tenório

Nascido no Rio de Janeiro, em 1977, Jeferson Tenório mudou-se para Porto Alegre com 13 anos de idade. Graduou-se em Letras pela UFRGS, onde também obteve seu título de mestre em literaturas luso-africanas, com uma dissertação sobre o moçambicano Mia Couto. Atualmente, é doutorando em teoria literária pela Escola de Humanidades da PUCRS e professor de português e literatura na rede pública de ensino de Porto Alegre.

Em agosto de 2020, publicou seu terceiro romance, “O avesso da pele”, pela Companhia das Letras, um livro que levanta um debate atual e necessário sobre racismo. Tenório estreou como romancista com a obra “O beijo na parede”, publicada em 2013, pela Sulina. O livro lhe rendeu o prêmio de Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores. Em 2018, o livro entrou para o PNLD (Plano Nacional do Livro e do Material Didático), do Ministério da Educação, e passou a ser distribuído para as escolas públicas. Seu segundo romance, “Estela sem Deus”, foi publicado em 2018, pela editora Zouk.

Jeferson Tenório

Um dos mais importantes eventos culturais do Brasil

Criada por iniciativa dos livreiros e editores gaúchos com apoio do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, a Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955. Em 2006, a Feira recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.

*Foto de capa: Diego Lopes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s