Com a finalidade de debater a demanda setorial de determinados segmentos reunidos dentro da cultura e eleger porta-vozes e/ou representantes para integrarem o Conselho Municipal de Política Cultural, Taquara está convocando os agentes culturais e demais profissionais envolvidos em espaços, projetos e eventos da área cultural para participar dos Fóruns Setoriais em prol da estruturação do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC. Esta ação integra a construção da política pública cultural no município, que iniciou suas atividades por meio do Mapeamento Cultural, lançado no início do mês.
Para a Diretora de Cultura de Taquara, Regina Valentini, é fundamental contar com a participação dos agentes culturais, porque além de fomentar ainda mais a cultura na cidade, fortalece a construção democrática da política pública cultural. “Nós queremos que todos colaborem, porque assim também trazemos para evidência o papel de cada um e como ele é relevante e essencial para o crescimento da cultura local, expandindo nossas expertises e ampliando ainda mais esse setor dentro de Taquara”, ressalta Regina.

Os fóruns serão realizados no Centro Cultural, localizado na Rua Júlio de Castilho, 2500 – Centro, em Taquara, das 19h30 às 21h, onde serão eleitos 10 representantes da sociedade civil, divididos entre titular e suplente, que tomarão posse no dia 28 de junho. Para participar, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail cultura@taquara.rs.gov.br, pelo telefone (51) 3541 9200 ou pelo site da Prefeitura Municipal de Taquara.
Confira abaixo as datas dos Fóruns Setoriais:
- 21 de junho – Artes Cênicas
- 22 de junho – Patrimônio, Memória e Museus
- 23 de junho – Música
- 24 de junho – Diversidade linguística e literatura
- 25 de junho – Folclore, Cultura Popular e Tradição
A reestruturação da política cultural do município iniciou com o projeto Mapeamento Cultural, que foi contemplado por meio Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo, e realizado a partir dos recursos assegurados pela Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, nomeada de Lei Aldir Blanc.
*Foto: Prefeitura de Taquara/Divulgação – Arquivo Drops