Faccat debateu ações e situações sobre Migração e Mobilidade em congresso de Desenvolvimento Regional

Promovido pelas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), o I Congresso Internacional e III Seminário Nacional de Desenvolvimento Regional, que ocorreu na última semana, nos dias 10 e 11 de junho, contou com centenas de participantes de diversas regiões do Brasil e de países como Espanha e México. Com a temática “Migração e mobilidades no cenário contemporâneo”, os participantes puderam discutir ações e situações dos movimentos migratórios da contemporaneidade e os processos que envolvem as mobilidades.

Na noite de quinta-feira, 10 de junho, a palestra de abertura teve a temática “Contribuições dos estudos migratórios no contexto dos programas de Pós-Graduação da área de Planejamento Urbano, Regional e Demografia”, com os professores Dr. Helion Póvoa Neto (UFRJ) e Dr. Ricardo Ojima (UFRN).  A mediação foi do professor Dr. Mario Riedl, da Faccat.

Já na sexta-feira, 11 de junho, a palestra de encerramento, mediada pela professora Dra Aleteia Hummes Thaines, da Faccat, foi explanada pela professora Dra Pilar Guadalupe Cruz Zúñiga, da Espanha, que apontou os desafios políticos, econômicos e sociais das mobilidades urbanas na América Latina e Europa, além de seus impactos na contemporaneidade. Em uma de suas falas, a doutora Pilar explica sobre a transformação cultural, econômica e social nas cidades que recebem os imigrantes. “Há uma saturação da infraestrutura dos espaços. E ainda há a preocupação de onde vão morar e trabalhar essas pessoas, que muitas vezes são jovens, com filhos. Muitos acabam trabalhando de forma irregular ou ainda trabalhando em empresas com salários muito baixos”, observa a pesquisadora.

A pesquisadora ainda enfatiza que é preciso fazer políticas públicas para atender esses imigrantes a nível municipal, estadual e nacional. “Não há uma ligação entre os níveis para a realização de políticas públicas. Há uma exploração, há uma discriminação deste tipo de população, não apenas no Brasil, mas na América do Sul”, adverte.

Os encontros foram transmitidos via Google Meet. Além das palestras, 79 trabalhos de pesquisa foram apresentados durante estes dois dias de encontro. A realização foi do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Faccat.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s