Ikigai: o que os japoneses têm a nos ensinar sobre uma vida mais longa e feliz

Você gostaria de ter uma vida mais longa, feliz e saudável? Partindo da ideia de que a sua resposta seja sim, vou te apresentar um conceito japonês estudado por Ken Mogi neurocientista e também autor do best-seller “Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz” (Astral Cultural, 2018).

O termo ‘ikigai’ surgiu em um grupo de ilhas do Japão (Okinawa) com uma população de moradores centenários, muito acima da média. A longevidade e felicidade dessa população são atribuídas ao ikigai – razão de ser, motivo que faz acordar todos os dias. Eles conhecem o que gostam e se dedicam a essas atividades ao longo de toda a vida.Assim, o que pode levar a uma existência longa e feliz é a identificação do que dá propósito à vida, as coisas que você gosta de fazer e que dão prazer. Encontrar algo que dê sentido à vida, pode ser um grande estímulo para seguir em frente com motivação duradoura.

Para identificar o seu ikigai a sugestão é que olhe de forma sincera para si e busque uma boa dose de autoconhecimento, observando a si mesmo. Pense no passado e no que te dá prazer e siga os passos abaixo:

5 passos para definir o seu Ikigai, segundo Ken Mogi:

  • Comece pequeno: Todo projeto grandioso deve começar no passo a passo, peça por peça, de maneira gradativa e contínua. Quando nos concentramos em algo muito grandioso (no resultado final) e não enxergamos o passo a passo, pode gerar frustração e faltar motivação. Começar pequeno e celebrar as pequenas conquistas é o caminho recomendado.
  • Jogue fora ideias antigas: Nem sempre os objetivos que temos são nossos. Ao longo da vida internalizamos objetivos que são da nossa família, amigos, da sociedade. Além disso, nos transformamos ao longo da vida – os objetivos antigos, talvez não sejam mais os atuais. Revise seus objetivos e identifique quais são as suas razões presentes e para o futuro.
  • Busque algo que traga harmonia e sustentabilidade: O que nos traz harmonia, também precisa trazer sustentabilidade, senão se torna inviável dedicar-se a tal atividade. Nossos hobbies alimentam a nossa alma e ajudam a manter o equilíbrio, somados a nossa profissão que deveria trazer satisfação e retorno financeiro para garantir a nossa subsistência.
  • Alegria nas pequenas coisas: Permita-se sentir alegria com as pequenas conquistas, na rotina diária. Essa é uma maneira muito mais inteligente de viver. Não temos grandes feitos diários, assim, condicionar a alegria a grandes conquistas pode tornar a vida com menos momentos de felicidade. Coloque metas pequenas no seu dia e alegre-se com suas realizações.
  • Estar no aqui e agora: Aprenda a viver o momento presente, atenção ao ‘aqui e agora’. Aproveite a jornada. Corremos um sério risco em antecipar o futuro, sem aproveitar o presente – esta é a principal causa do sofrimento. Leia também sobre mindfulness (atenção plena) que escrevi aqui.

Você pode descobrir que há várias coisas que te deixam feliz, desde arrumar o jardim, brincar com seus pets, conversar com amigos, ler, escrever, pintar, criar soluções, ensinar, ajudar pessoas, ouvir música, praticar exercícios, viajar o mundo… e este é o caminho para ENCONTRAR O SEU IKIGAI.

As quatro perguntas abaixo nos ajudam a formar nosso ikigai/propósito de maneira plena: O que você ama?  No que você é bom? O que o mundo precisa?  Pelo que você pode ser pago? 

Obrigada por estar aqui e se permitir essa reflexão. Nem sempre temos as respostas, mas podemos começar com as perguntas. São as indagações que nos provocam, desacomodam e nos ajudam a construir nossas respostas.

Conheça mais sobre meu trabalho em @carreiraskarnalelinden e @lulindencarreira

Abraços, paz e bem na sua vida hoje e sempre! Lu Linden

Dica de livro de onde foram retirados insigts desta coluna. Compre aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s