Mindfulness: conheça os benefícios dessa prática para a carreira e vida

Respira, inspira, não pira! Creio que você já tenha ouvido esta expressão ou até mesmo tenha dito a você mesmo em situações mais tensas. Há momentos em que nosso coração acelera, ficamos em estado de alerta, temos insônia, ficamos dispersos sem conseguir fazer o que de fato precisamos. Estes são alguns dos sintomas da ansiedade que podem ser moderados ou mais acentuados. Há situações em que a ansiedade nos ajuda, mas em muitos momentos ela pode atrapalhar, trazendo consequências ruins para a nossa vida.

Vivemos em um mundo frenético, com alto grau de cobrança por resultados, seja na esfera do trabalho ou em qualquer outro contexto da vida. Somado a isto, hoje vivemos um momento de pandemia, com certo grau de medo sobre o futuro, necessidade de ajuste de planos, prorrogação de algumas metas, incertezas diversas que têm deixado algumas pessoas mais ansiosas.

atenção plena

No sentido de contribuir, quero utilizar este espaço para compartilhar contigo uma prática que tenho me aproximado durante a quarentena – MINDFULNESS. Entre os benefícios desta prática, está a redução da ansiedade.

Sou admiradora da prática de mindfulness há um tempo. Meu primeiro contato se deu no grupo de pesquisa do mestrado, quando tive acesso a pesquisas internacionais e nacionais sobre o impacto positivo da prática na vida das pessoas. Porém agora, durante a quarentena, tenho realizado as práticas com mais disciplina, de maneira sistemática e, venho percebendo os impactos efetivamente, na própria pele. Além de ser uma atividade agradável, ela nos permite viver o momento presente, proporcionar um encontro consigo, um espaço para reconhecer-se. Sou grata aos colegas Roberto Chiodelli e Luana Nesi de Mello que me ensinam muito sobre esta prática.

Veja estas perguntas e respostas que elaborei e conheça o MINDFULNESS:

  • Existem resultados que comprovam a eficácia do mindfulness no sucesso do nosso trabalho. Isso pode ser um diferencial na vida de um profissional?

Eu entendo que não há como separar a nossa vida profissional da nossa vida como um todo. O contexto do trabalho está diretamente relacionado a outros aspectos da nossa vida.

Nesse sentido, quero destacar o que as pesquisas científicas tem descoberto no mundo como um todo. Muitas pesquisas acontecem com pré-teste e pós-teste. Pessoas são submetidas a técnicas de mindfulness e os resultados vêm se apresentando de maneira muito positiva e significativa. Em algumas situações são realizados testes psicológicos, em outras circunstâncias, exames de atividade elétrica em diferentes partes do cérebro.

Os resultados são: pessoas menos ansiosas, mais contentes, mais energizadas, mais envolvidas com seu trabalho, redução do estresse e aumento da resiliência e dos níveis de felicidade, sistema imunológico fortalecido, saúde e bem-estar.

Ao realizar a prática por muitos anos, a estrutura física do cérebro é alterada. A ínsula também sofre uma alteração, ampliando a conexão humana. Áreas do cérebro associadas às emoções positivas – como empatia, compaixão e felicidade – se tornam mais fortes e ativas ao meditar.

Um estudo de 2005, nos EUA, identificou que pessoas que exerciam esta prática por longo período reduziram a taxa de mortalidade em 23%. Também houve uma redução de 30% de mortes por doenças cardiovasculares e  diminuição em 49% das mortes por câncer. Para quem tem depressão, reduz as chances de recaída de 40% a 50%.

Nossa vida profissional faz parte de um projeto da nossa vida pessoal e cuidar do nosso bem-estar é uma forma fundamental de ter melhores resultados.

Direta ou indiretamente haverá impactos sobre a vida e atividades em que o indivíduo está inserido, incluindo o trabalho, estudo, família. Viver em atenção plena é uma alternativa para o que o mundo contemporâneo impõe, trazendo paz.

Mindfulness como aliado

  • Como funciona a prática de mindfulness?

A premissa da técnica de mindfulness é viver o aqui e agora com atenção plena e intencional. A atenção plena permite alterar o modo atuante (piloto automático) pelo modo existente (escolha consciente – ter total consciência sobre a vida) – é prestar atenção deliberada  no momento presente e sem julgamento, nas coisas como elas de fato são. Com atenção plena passamos a ver o mundo como ele é e não como esperamos que seja, como queremos que seja ou como tememos que ele se torne.

Tem uma frase de Marcel Proust que traz algo importante sobre atenção plena: ‘A real viagem de descoberta não consiste em buscar novas paisagens, mas em ter novos olhos’. A técnica de mindfulness nos faz observar a vida sob uma ótica diferente e podemos transformar nossos sentimentos a partir disso. É um jeito novo de relacionar-se consigo. Mudar nossa perspectiva pode transformar a nossa experiência de vida.

A técnica de mindfulness trabalha com 7 premissas:

  • Piloto automático x escolha consciente
  • Analisar x sentir
  • Lutar x aceitar
  • Ver pensamentos como reais x tratar pensamentos como eventos mentais
  • Evitar x aproximar-se
  • Viagem no tempo mental x permanecer no momento presente
  • Atividades exaustivas x atividades revigorantes

atenção plena_

  • Qual a  importância de estar com a mente tranquila para encarar uma jornada de trabalho que pode ser desgastante?

Estar com a mente tranquila, com consciência do momento presente é imprescindível para encarar uma jornada de trabalho. Viver em atenção plena – o modo existente ajuda a identificar, inclusive, atividades que revigoram e aquelas que esgotam. Ensina a lidar com as inevitáveis tarefas. Essa consciência ajuda a aceitar as dificuldades, a ser resiliente, a ter compaixão consigo e com os outros, a deixar de ser tão autocrítico e crítico com os outros. Aceitar a situação em si, ajuda a se sentir mais realizado e livre de preocupações. E isso faz irradiar uma sensação de felicidade.

  • Como a técnica do mindfulness pode contribuir para um aumento na produtividade?

Muitas pessoas estão conscientes por 2 das 16 horas que passam acordadas, vivendo no piloto automático, que não é a melhor alternativa. Quando se está atento, as intenções e ações ficam alinhadas e você deixa de desviar toda hora para o piloto automático e, assim, gastamos menos tempo para realizar as coisas.

  • Qual a relevância do mindfulness para projetar uma carreira estável e linear, sem tomar atitudes provenientes de pensamentos ansiosos?

Quando não temos consciência do que fazemos, somos facilmente levados pelo fluxo. Nos deixamos nas mãos das organizações em que trabalhamos. Tomamos decisões infundadas e sem consciência da sua repercussão. Agir no impulso não é a melhor alternativa. Nesse sentido, todos os recursos de autoconhecimento que pudermos utilizar, incluindo a atenção plena e também um bom planejamento de carreira, será de grande relevância para a autogestão da própria carreira, para uma atitude protagonista.

Desafio: vamos iniciar a prática?

A indicação é que você determine um momento do seu dia para fazer uma prática guiada (você encontra aqui oito meditações que integram o programa de atenção plena ou em apps, como o Lojong). Depois que adquirir o hábito, se tornará algo mais fluido, como uma filosofia de vida. Quando se der por conta, estará em mindful durante seus dias, vivendo o aqui e agora, com consciência da sua vida e escolhas.

Observação: Caso seus sintomas de ansiedade estejam acentuados, procure por um acompanhamento emocional com psicólogo e/ou médico.

Mindfulness atenção plena - livro
As informações desse texto utilizaram como fonte o Livro – Atenção Plena. Fica a dica de leitura.

Me conta: você já conhecia essa prática? O que aprendeu com este texto? Sentiu vontade de iniciar a prática de mindfulness? Caso queira conhecer mais sobre mindfulness ou sobre outros assuntos relacionados a carreira, estou à disposição.

Me acompanhe nas redes! No Instagram, Facebook, YouTube e Linkedin.

Forte abraço, sucesso sempre na sua vida. Lu Linden.

Um comentário

  1. Que máximo !
    Há um tempo me interesso pelo tema e realizo pequenas práticas na escola de educação infantil onde trabalho. Sempre dá resultado, ainda que seja uma prática aleatória no sistema de ensino e cuidado bastante estressante no cotidiano.
    Vou viajar nesta informação! Grata.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s