Simbolismos

Recentemente, ao visitar amigos muitos especiais, brindamos com um espumante que, conforme nossos anfitriões, estava guardada para celebrarmos justamente o nosso encontro de amigos. Não foi a marca do espumante tampouco as gentis palavras que ouvimos que nos marcaram, mas sim o simbolismo presente naquele gesto.

O Natal em si talvez seja um dos momentos de maior simbolismo da história da humanidade. A chegada do Menino Jesus traz consigo mensagens de esperança, de fé, de renovação, de união. Ainda no Natal temos a simpática figura do Papai Noel, mais explorado comercialmente, é verdade, mas igualmente mantendo uma aura de esperança. Noutra coluna comentei sobre a nossa insistência em depositar nos “ombros” do Menino Jesus todos os nossos desejos de um mundo melhor, como se nada coubesse a nós nesse sentido. Sempre cabe uma auto-reflexão.

Na sequência do Natal, vem o Ano-Novo com os desejos de paz, de realizações, de novos ou antigos sonhos, da virada de página. Claro que podemos iniciar algo novo em qualquer momento, agora mesmo, mas a virada de ano carrega essa característica de recomeço, de iniciar um “novo capítulo”. Ano Novo também traz a tradição dos pedidos, “de pular 7 ondas”, “de colocar 7 grãos de lentilha na carteira”, “de comer 7 grãos de uva”… Não sei se funciona, também não sei porque esse “fascínio” com o número 7. Todo caso, caso a gente resolva fazer alguma simpatia que envolva o “7”, vamos considerar todo e qualquer múltiplo: 14, 21, 28… Nesse caso vale o exagero…

Nossas amizades também são carregadas de simbolismo, pois os amigos são, muitas vezes, família de coração, alento, parceria, reflexo de nossa capacidade de união e compartilhamento.

Alianças, togas de formatura, bodas, brindes… Ah, quanta energia em momentos e objetos como estes!

Seja algo cultural, de um grupo ou pessoal, sempre haverá um item, uma lembrança, um momento, uma imagem, capaz de acessar nosso íntimo e despertar bons sentimentos. Bem, assim se espera…

 Do fundo do coração, queridos leitores, que os símbolos que carregam a energia da paz, da amizade, da resiliência, dos sonhos, estejam sempre conosco, nesse Natal e Ano-Novo, e outros tantos que vierem.

Que nosso maior “simbolismo” seja sempre, nossa capacidade de transformar, de comemorar, de realizar e de sorrir. Espero ainda que, caso tenham se comportado, que o Papai Noel seja bem generoso, trazendo sobretudo saúde e esperança. Um Feliz Natal! Um abençoado Ano Novo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s