Caraca! Que ano foi esse?!
Um ano em que fomos forçados a viver experiências inimagináveis. Talvez você, assim como eu, pensou que seriam duas semanas ou, no máximo, quarenta dias de uma mudança de rotina, de distanciamento social, mas não. Foi o ano inteiro! E o pior é que ainda não acabou! A gente já cansou do vírus, pena que ele não cansou da gente!
Final de ano é um período comum para ‘fechar para balanço’, hora de olhar se o saldo é de ‘lucro’ ou ‘prejuízo’ nos últimos doze meses. Mas diferente do mundo dos negócios, onde há necessariamente um saldo positivo ou negativo, na nossa vida podemos ter ambos, lucros e prejuízos. Se serve de consolo, vale lembrar que, o mundo inteiro está vivendo esta pandemia e não há quem fique alheio aos impactos desse fenômeno. O mundo inteiro ainda está em meio a uma tempestade, porém, cada um dentro do seu barco (com seus recursos e também limitações).

Tínhamos muitos planos e, certamente, muitos deles não se concretizaram, foram ajustados ou adiados simplesmente. SOBREVIVER passou a ser meta mais importante para 2020, com saúde física, mental e econômica. Você já se deu conta que, mesmo em um ano tão adverso, és um sobrevivente?! Somos sobreviventes e isto deve ser comemorado.
3 sugestões de perguntas para olhar os LUCROS DE 2020:
- O que você aprendeu em 2020? A ser mais empático/solidário? A fazer uso de novas tecnologias? A ter mais autonomia? A se reinventar? A ter um equilíbrio maior entre trabalho e família?
- Pelo que você é grata (o)?
- O que você quer levar deste ano para 2021?
Vivemos em um mundo VUCA (acrônimo em inglês que significa volátil, incerto, complexo e ambíguo), onde não há certezas absolutas, nem um caminho único e garantido. A competência da vez é a ADAPTABILIDADE para lidar com a mudança constante e imprevisível deste mundo VUCA.

Se você está triste pelo que não conseguiu realizar neste ano e está vendo o ‘copo meio vazio’, tenho uma dica: pegue um vidro usado e o nomeie ‘pote da gratidão’. Diariamente coloque um bilhetinho dentro desse pote com algum motivo pelo qual você é grato. Nos dias mais tristes, revisite seu pote da gratidão. Há mais para agradecer, mesmo diante um cenário caótico.
Meu conselho: Tenha PLANOS, METAS, seja GRATO, tenha PACIÊNCIA e ESPERANÇA.
‘Te desejo VIDA’ nesta reta final de 2020.
Veja também o texto que escrevi recentemente sobre ‘como quero que o ano de 2020 seja lembrado’.
Me conta o que você leva de aprendizagem desse texto? Manda uma fotinho do seu pote da gratidão (vou adorar).
Grande abraço! Lu Linden.
[…] Olhar para o que deu certo e ser grato por isso é uma atitude nobre e ajuda a aumentar a esperança: aqui também uma dica para olhar para as coisas pela qual você é grato(a). […]
CurtirCurtir