Como quero que o ano de 2020 seja lembrado?

As perspectivas para o ano 2020 (“vinte-vinte”) eram as melhores possíveis. Quando iniciamos um novo ano, nasce com ele um novo ciclo, com objetivos de dias melhores que alimentam e impulsionam para a ação. Mas esse está sendo um ano muito diferente. Se antes já tínhamos inseguranças e medos, esse momento de pandemia potencializou esse efeito e tem nos mostrado que há fatores externos que não temos o controle. Sendo assim, o sentimento de impotência se amplia e não vejo outra forma mais saudável de lidar com tudo isso do que aceitar a circunstância e fazer o que nos cabe. Não somos onipotentes, onipresentes, oniscientes, mas seres humanos com vulnerabilidades e também potencialidades.

Há quem queira riscar esse ano do calendário ou categorizá-lo como um ano “perdido”. Porém, esse ano não precisa ficar marcado por ser o ano da pandemia unicamente. Para além disso, ele pode ficar marcado pelo ano de um novo ciclo, de se repensar, ressignificar. O ano de iniciar um novo projeto pessoal e/ou profissional. Ano de modificar as prioridades na sua vida, de se reinventar. O que acha de lembrar-se desse ano como: o ano que iniciei a faculdade, uma pós graduação, um novo curso, um novo emprego, um negócio próprio. Ano que comecei um projeto voluntário, que decidi ser mãe/pai, que priorizei meu autocuidado, ano de dar voz a coisas que realmente importam na minha vida…

O ano vinte-vinte pode representar um marco na história da humanidade e também na sua, na minha história. Certamente vamos ter memórias tristes desse ano, mas depende de nós as memórias felizes que teremos. Elas dependem do que ainda vamos construir nos 116 dias que temos pela frente.

Quero aproveitar a Semana da Pátria para lembrar que o povo brasileiro tem grande histórico de luta e fé, somadas a muitas outras características da nossa cultura que podem nos ser úteis nessa hora. Também, para além de traços culturais, temos o nosso conjunto de recursos internos e pessoais que podemos utilizar a nosso favor.

Agora retomo a pergunta que é o título desse artigo: Como quero que o ano de 2020 seja lembrado?

Me conta nos comentários. Adoraria saber a tua resposta.

Lembre-se que se precisar de uma ajuda, estou por aqui e nas redes: YouTube, Facebook e Instagram. Agora também no Carreiras Karnal & Linden do Facebook e Instagram.

Paz e Bem para você e sua família.

Grande abraço, Lu.

4 comentários

  1. Muito bom o texto! Com certeza foi um ano de repensar e resignificar, que vai ficar marcado sempre! Para nós está sendo um ano de curtir mais os momentos em família e tbm de iniciar um negócio, que era um sonho antigo. Obrigada Lu pelas palavras!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s