Em Rolante, projeto “Quem canta seus males espanta” faz homenagem à Pátria

Para marcar a Semana da Pátria, os alunos da rede municipal de Rolante que compõe o projeto “Quem canta seus males espanta!” lançaram a sua versão atualizada do Hino Nacional Brasileiro. Para formar um vídeo, os participantes tocaram o hino cada um em seu instrumento de estudo e as gravações foram editadas formando uma produção original e que mostra os jovens talentos locais. A captação e edição de imagens e som foi feita pelo professor Sergio Bauer e a finalização de edição é de Joel Porto.

O resultado pode ser conferido no vídeo:

“Quem canta seus males espanta!” é um projeto de música da Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Rolante que ocorre em turno inverso e está em atividade desde 2007. Coordenado pelo professor Sergio Bauer, oportuniza os estudantes da rede municipal o aprendizado musical nas mais diversas formas.  Utiliza diversos instrumentos musicais, incluindo violão, guitarra, flauta, xilofone, bateria, contrabaixo, teclado eletrônico, escaleta, lira e instrumentos de percussão. Além disso, seleciona e ensaia estudantes para tocar na Banda Municipal e oferece aulas de canto.

Os principais objetivos são: proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender música, de se expressarem através da mesma e contribuir para que as crianças e jovens tenham uma atividade educativa em turno inverso, diminuindo, assim, sua vulnerabilidade social. A realização dos objetivos favorece também a inclusão social. Vários alunos e ex-alunos continuam ligados à música, já participaram e conquistaram prêmios em festivais, e atuam ativamente na área musical.

Dia da Pátria não passou em branco

A avenida Borges de Medeiros, que há 64 anos é palco da marcha de centenas de crianças, jovens e até idosos, este ano, devido a pandemia, não contará com o tradicional desfile. O sentimento de amor pelo país, no entanto, não deixou de ser celebrado e, além do recebimento do fogo simbólico, guardado na Praça da Matriz desde o dia 24 de agosto, ao longo da última semana, a Secretaria Municipal da Educação e Esportes realizou a divulgação de vídeos no seu canal no Youtube e a fixação de fotos em banners distribuídos ao longo da Avenida Borges de Medeiros.

A Secretária da pasta, Eunice Salim Silveira explicou o propósito das ações realizadas. “Essa é uma Semana da Pátria diferente de todas as vividas até aqui. Mas pensando em todo o prazer de comemorarmos a independência da nossa república, acabamos envolvendo nossas crianças em um projeto musical bem bacana. É emocionante, essas crianças que nos trazem muito amor e esperança, que nos mostram que é possível viver em uma pandemia sem perdermos o bom
senso e a alegria, fazendo a diferença no lugar onde estamos”, contou. Ela ainda evidencia as lembranças dos desfiles realizados em edições anteriores que podem ser relembrados em fotos na avenida. “Colocamos em nossa avenida lembranças dos nossos desfiles, onde todos os professores, funcionários, alunos, a comunidade de Rolante participam. Temos excelentes momentos para
trazermos à memória de todos e não perdermos o rumo daquilo que a gente quer: estarmos bem, nos cuidando e preservando e tocando a vida em frente. Que tenhamos todos um excelente 7 de setembro”, concluiu a Secretária.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s