Dia do Patrimônio Cultural é celebrado com webinar do Marsul e lançamento do Origens do Carnaval em Taquara

Taquara terá dois eventos on-line neste sábado, 15, integrando a programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural. Às 15 horas, o Museu Arqueológico do RS (Marsul) realizará o “Webinar Marsul: As narrativas das coisas” e, às 18 horas, será a vez da apresentação dos resultados da pesquisa intitulada Origens do Carnaval de Taquara.

A palestra on-line promovida pelo Marsul tem o intuito de difundir os conhecimentos acerca da cultura material, voltados para o patrimônio arqueológico musealizado. Será um minicurso introdutório sobre patrimônio arqueológico, seus aspectos legais, históricos, antropológicos e museológicos, tendo como referência o próprio acervo da instituição. Participam do debate a Dra. Renata Gomes, museóloga e historiadora, diretora do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (MART) – IBRAM; o Dr. Gustavo Peretti Wagner, arqueólogo e professor no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPel; e o Mestre Antonio Soares, historiador e arqueólogo, diretor do Museu Arqueológico do RS (Marsul) – Sedac. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas. link de inscrição.

Por sua vez, a live de lançamento Origens do Carnaval de Taquara terá transmissão pelo Facebook do projeto e fará a apresentação do resultado de dez meses de pesquisas fotográficas e outros seis de pesquisas orais. Os pesquisadores do Coletivo Pró-Cidadania buscaram recuperar os últimos 80 anos do Carnaval taquarense e como essa festividade cultural, do folclore popular, foi capaz de movimentar setores  importantes como a economia, turismo e desenvolvimento social da cidade. Com isso a pesquisa do Origens do Carnaval de Taquara tenta entender os motivos de estar quase extinta uma festa que durante décadas foi o principal acontecimento cultural da cidade.

Além de dados históricos, a live vai apresentar curiosidades do trabalho de pesquisa. Curiosidades essas como a descoberta de que o avô materno do proponente do projeto, o carnavalesco Zé Lopes, foi presidente do primeiro clube racial para afrodescendentes de Taquara, o Salão dos Morenos. Ou relatos, como o de uma costureira, que fazia fantasias de luxo para os blocos do Clube Comercial, que viu uma cliente vender o carro para custear sua fantasia; e a confecção de fantasias que pesavam mais de 30 quilos, em função das pedrarias bordadas e aplicadas. 

Participam da live de lançamento Origens do Carnaval de Taquara os pesquisadores Edianie Azevedo Bardoni, Jéssica Ramos e Júlio Bartzen, a coordenadora do curso de História da Faccat, Andrea Helena Petry Rahmeier, os produtores Vanessa e Maurício Sanches, o carnavalesco Cristiano Oliveira e o vice-prefeito de Taquara, Hélio Cardoso Neto. O grupo de pesquisa planeja novas lives com a participação de convidados, com calendário que está sendo definido e será anunciado em breve. 

Após a live, toda a pesquisa Origens do Carnaval de Taquara estará disponível para consulta nos sites: www.coletivoprocidadania.org, www.taquara.rs.gov.brwww.faccat.br

Sobre o Dia Estadual do Patrimônio Cultural
A iniciativa é promovida pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae). O Dia Estadual do Patrimônio Cultural se adaptou ao cenário de distanciamento social e apresenta diversas programações de modo virtual em todo o RS. A ação está sendo realizada em 52 municípios, 15 equipamentos de cultura da Sedac e 129 instituições (museus, bibliotecas, universidades, igrejas, centros de tradição gaúcha, arquivos, institutos, câmaras de vereadores, associações de amigos, conselhos municipais de cultura, escolas, ONGs, remanescentes quilombolas, artistas independentes e emissoras de rádio).

*Foto de Capa: Acervo do Curso de História da FACCAT

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s